Campeonato Nacional de Xadrez junta em Elvas 250 jogadores

O Campeonato Nacional de Xadrez vai decorrer em Elvas de 2 a 6 de abril, no coliseu. A prova foi apresentada, esta segunda-feira, 27 de março, no Salão Nobre dos Paços do Concelho (fotografia ao lado).

Para o presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, é “uma honra” a cidade poder acolher esta prova, não tendo dúvidas que, com isto, se justificam “todos os esforços” que a autarquia tem vindo a fazer para criar as condições necessárias para receber este tipo de competições. Rondão Almeida dirige ainda “uma palavra de agradecimento” ao presidente da federação da modalidade pela escolha.

Neste campeonato nacional, em que se vão apurar os 14 jogadores, para representar o país no Campeonato da Europa, adianta Rondão Almeida, vão estar 250 participantes. A expectativa é que, com as respetivas famílias e comitivas, por estes dias, a cidade de Elvas acolha cerca de “um milhar” de pessoas, que vão “encher” hotelaria e restauração.

Já o presidente da Federação Portuguesa de Xadrez, Dominic Robin Cross, explica que têm procurado locais diferentes para realizar as provas da modalidade, encontrando-se em Elvas boas infraestruturas para acolher esta competição. Por outro lado e sendo Portalegre o único distrito onde não há qualquer clube de xadrez federado, procura-se, ao realizar a prova em Elvas, que a modalidade seja divulgada e, com isso, inverter esta situação.