São Vicente: obra da estação elevatória arranca na segunda-feira

A obra do sistema elevatório, que vai permitir à freguesia de São Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas, passar a ter os seus esgotos tratados a cem por cento, vai ter inicio já na próxima segunda-feira, 20 de março.

Com um preço contratual de quase 300 mil euros, o presidente da Junta de Freguesia, João Charruadas, considera esta uma obra muito importante: “a estação elevatória é o complemento do tratamento de esgotos para a ETAR e é uma obra importantíssima, porque todos os dias vamos à casa de banho, tocamos no autoclismo e está a trabalhar 24 horas por dia”.

O presidente confessa-se muito satisfeito por, finalmente, ver esta obra avançar, “ao fim de tanta luta, de tantos anos, com os esgotos a correr a céu aberto para a ribeira do Caia”.

Este foi o terceiro concurso lançado pelas Águas do Vale do Tejo, depois de dois sem qualquer empresa concorrente: “um de 200 mil euros e outro de 215 mil euros, valores que não eram apelativos para as empresas”. A este terceiro e último concurso, ganho pela AGROCINCO, concorreram mais duas empresas.

A preocupação com os esgotos, diz ainda João Charruadas, começou antes, lembrando que a ETAR de São Vicente foi inaugurada em 2018. Depois disso, faltava tratar os esgotos referentes a dois terços da população da freguesia, um problema que, agora, tem já solução à vista, com a obra que se inicia na segunda-feira.

A obra da estação elevatória tem um prazo de execução de 180 dias. Prevê-se, “se tudo correr bem”, que esteja concluída em meados de setembro.

Notícias relacionadas:

À terceira é de vez: obra da estação de esgotos de São Vicente vai acontecer em 2023

Obra do sistema elevatório de São Vicente já foi adjudicada