Portugal confirma alta velocidade entre Badajoz e Lisboa em 2024

Uma viagem entre Badajoz e Lisboa de comboio demora 1 hora e 50 minutos (de carro demora 2 horas e 20 minutos), esta será a realidade no próximo ano. Pelo menos, foi o compromisso lançado na quarta-feira, pelo primeiro-ministro António Costa, num dos seus discursos na Cimeira Hispano-Portuguesa, que desta vez decorreu em Lanzarote (Canárias).

Acompanhado do presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, e após uma questão de um jornalista português, Costa garantiu que, em 2024, vai haver um serviço de comboio de alta velocidade que vai aproximar ainda mais Badajoz e Lisboa.

As ligações ferroviárias entre Espanha e Portugal são sempre um dos temas quentes desta cimeira. Nesta ocasião, este percurso Badajoz-Lisboa pode ser concretizado através do troço que está a ser construído entre Elvas e Évora. São 90 quilómetros cujas obras devem terminar ao longo deste ano.

Desta forma, esta ligação Elvas-Évora, de passageiros e mercadorias, será o primeiro troço de alta velocidade propriamente dito a ser inaugurado em Portugal. Isso significa, por exemplo, que velocidades até 300 quilómetros por hora podem ser alcançadas. Este facto implica uma alteração do plano de infraestruturas, uma vez que o governo português considerou a referida alta velocidade cara e pouco amortizável. Agora, pelo contrário, as obras avançam a bom ritmo neste percurso entre as duas cidades portuguesas.

De igual modo, importa recordar que o percurso Elvas-Caia já se encontra concluído. São 10 quilómetros executados durante 2018 e 2019, que vieram modernizar a união entre a cidade de Elvas e Badajoz, até então num estado bastante deficitário.