Festival Internacional de Teatro dia 25 com o recorde atuações

A 25ª edição do Improvis’ARTE – Festival Internacional de Teatro Escolar de Elvas vai decorrer entre os dias 25 e 31 deste mês, numa organização da Escola Secundária D. Sancho II de Elvas, em parceria com a Associação Juvenil Arkus.

Este ano o tema daquele que é “o festival escolar mais antigo do país”, como revela o professor Carlos Beirão, presidente da Arkus, é “Há 25 anos a passar o testemunho”. O professor revela que ´”uma honra comemorar estas bodas de prata do festival”.

O Festival de Teatro Escolar conta este ano com o “maior número de atuações de sempre, num total de 21 atuações, por parte de 12 grupos nacionais e espanhóis, entre Elvas, Lisboa, Portalegre, Castelo de Vide, Sousel, Mérida e, pela primeira vez há uma representação em Badajoz”.

Carlos Beirão acrescenta que o objetivo deste Festival é “continuar a fomentar o gosto pelo teatro”. Este Festival arranca no sábado, dia 25, com uma “sessão especial” comemorativa dos 25 anos da iniciativa, “onde estarão presentes os alunos que participaram de forma direta e indireta, no Festival de teatro”, que contará com a apresentação da peça “Uma família Nada Tradicional”.

O Festival de teatro escolar insere-se na Semana aberta do Agrupamento de escolas nº3 de Elvas, que vai decorrer de 27 a 31 deste mês, contando com um vasto leque de iniciativas, não só na Secundária D. Sancho II, mas também em Vila Boim. Fátima Pinto revela que no primeiro dia há atividades desportivas, culturais e artes gráficas e visuais, bem como algumas palestras sobre temas que suscitem o debate”.

Uma das atividades que Fátima Pinto destaca é “a ação de sensibilização, marcada para dia 28, promovida pelas forças de segurança, dirigida aos alunos que vão na viagem de finalistas, para “relembrar e reforçar a necessidade dos cuidados a ter nesta viagem”.

Haverá também sessões de mindfulness que a diretora do Agrupamento de Escolas considera “bastante importantes uma vez que há cada vez mais jovens com ansiedade”. Através do Banco de Portugal será feita uma sessão sobre a importância de poupar.

Festival Internacional de Teatro Escolar de Elvas vai decorrer entre os dias 25 e 31 deste mês, inserido na Semana Aberta do Agrupamento de Escolas nº3 de Elvas.