Deco lança “Roteiro para sobreviver à crise”

“Roteiro para sobreviver à crise” é o mote da campanha lançada pela DECO, neste Dia Mundial da Defesa dos Direitos do Consumidor que se assinala hoje, dia 15 de março.

Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da delegação do Alentejo da Deco, revela que, “é cada vez mais importante lembrar esta data, uma vez que os consumidores enfrentam muitos desafios, fruto do período de crise económica, da inflação, guerra e pandemia, pelo que a Deco tem uma missão gigante porque todas estas alterações têm um impacto muito significativo na vida dos consumidores e é objetivo estarmos cada vez mais próximos, para auxiliar, na resolução dos desafios que enfrentam”.

Para tal, durante este mês, vão decorrer diversas iniciativas, levadas a cabo pela DECO, a nível nacional, direcionadas a todas as faixas etárias. “Este mês vamos estar focados na defesa dos direitos do consumidor e é de salientar que te ano o foco principal e o mote é “O Roteiro para sobreviverá crise” que está já disponível na página online da Associação”.

Helena Guerra destaca os principais setores, dentro deste desafio, e também as reivindicações da Deco, nomeadamente no que diz respeito à alimentação, pelo que se apela “à criação de um observatório de preços que fiscalize a evolução dos preços, bem como das práticas comerciais e também a criação de legislação que transparente e obrigatória para um fenómeno que prejudica ol consumidor que é o facto de estarem a ser disponibilizados produtos iguais, com menor quantidade e ao mesmo preço”.

“Mais incentivos fiscais, financeiros e sociais que garantam um verdadeiro equilíbrio e oferta no mercado da habitação, bem como a criação de programas inclusivos adaptados às necessidades de todos os consumidores”, são outras das reivindicações da Deco, bem como “a redução do IVA da eletricidade para 6%, reavaliação dos critérios para obtenção de tarifa social, tendo em conta o atual contexto de inflação”.

Também no setor das telecomunicações a Associação para a Defesa do Consumidor apela a melhorias, tendo em conta o aumento da inflação. Helena Guerra explica se pretende “a disponibilização de um pacote económico de serviços, bem como interdição de aumentos anuais”.

Dia Mundial dos Direitos do Consumidor que se celebra hoje, com a Deco a lançar uma companha sobre o mote “Roteiro para sobreviver à crise” e a reivindicar, junto do Governo medidas, adaptadas ao atual contexto económico de forma a facilitar a vida dos consumidores.