Torneio de râguebi junta mais de 800 crianças de 16 clubes em Elvas (c/vídeos)

O Torneio Internacional de Elvas, na modalidade de râguebi, juntou na cidade mais de 800 crianças dos escalões de formação de 16 clubes nacionais e espanholas, numa organização do Rugby Clube de Elvas (RCE).

O presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida realça o trabalho que o RCE fez para movimentar tantos atletas, neste torneio. “Elvas está transformada numa cidade de grande movimento quer na cultura, quer no desporto, pelo que valeu a pena o investimento que a Câmara fez em equipamento e infraestruturas; sem isso, seria impossível encher estes equipamentos de grande movimentação e, hoje, está de parabéns o RCE porque consegue fazer um torneio com equipas de todo o país e também de Espanha, onde temos muitas crianças a praticar uma modalidade que é o râguebi; por isso, deixo uma palavra de agradecimento ao RCE, pelo excelente trabalho que tem vindo a fazer”.

Já João Pires, treinador do RCE, refere que é com “muita satisfação e alegria”, que vê mais de 800 atletas, neste torneio, que resulta de “muito esforço por parte de todos, que pode ser considerado um dos maiores a sul do país e, acima de tudo, é um convívio para desfrutar da modalidade”.

João Paiva foi o padrinho deste torneio, uma vez que a sua formação teve início no RCE, tendo posteriormente rumado para Lisboa, para o clube Agronomia. Aos nossos microfones revela que “é uma grande honra” apadrinhar esta iniciativa, “com uma excelente organização”.

O Rugby Clube de Montemor foi uma das equipas a participar no torneio. Bernardo Xavier, treinador no clube revela que trouxeram 40 atletas, considerando este torneio “é um desafio grande e é preciso muita coragem para fazer um torneio desta dimensão, mas é bom para o Alentejo e, ao mesmo tempo positivo para as crianças, que convivem a jogar”.

Uma das equipas espanholas a participar foi o Clube Altasierra, de Sevilha. Perico, um dos responsáveis pela equipa revela que este é “um torneio muito interessante não só para o convívio, mas para as crianças manterem o interesse na modalidade”.

Miguel Santos, responsável pela formação do Sporting Clube de Portugal, revela que o clube apenas faz um torneio por ano e, este foi o escolhido, “por todo o espírito da equipa de Elvas e pela cidade”.

O torneio contou com escalões de formação na modalidade de râguebi, desde os sub-6 aos sub-12, tendo os jogos decorrido, em simultâneo, no Estádio Municipal de Atletismo e no Campo Patalino do Estádio Municipal.