Apresentação da Feira Taurina de Olivença com homenagem a “El Juli”

A cerimónia de inauguração da Feira de Touros de Olivença, teve lugar na noite de ontem, quinta-feira, 2 de março, e contou com a presença de Julián López “El Juli” que se encarregou de divulgar a feira, fazendo uma passagem pelos seus 25 anos como matador de touros.

“El Juli” destacou sua ligação especial a Olivença, onde vive com sua família em “El Freixo” e onde diz ser muito feliz. Ele também falou sobre sua passagem pela feira de Olivença; ciclo ao qual esteve intimamente ligado desde os tempos de toureiro. Como matador de touros, já se apresentou 22 vezes, lutou contra 48 touros, cortou 42 orelhas e um rabo e abriu a Porta Grande 12 vezes. Apenas faltou à feira, nas temporadas de 2016 e 2018. Sempre comprometido com as causas sociais de Olivença, toureou em dois festivais, destacando o indulto de Corremantas, em 2013.

No ato, foi destacada a figura de Juli, a sua história e trajetória como lendário toureiro. Para além disso, o Ayuntamiento de Olivença ofereceu-lhe uma pintura realizada pelo jovem pintor Tito Martínez, que mostra o dia do inesquecível triunfo em Chinchón, que foi a sua primeira grande exibição, causando um grande impacto nos aficionados.

A pintura que ilustra o cartaz da exposição “El Juli, 25 Anniversario”, traça a sua trajetória através de objetos pessoais. É uma pequena e carinhosa homenagem de Olivença a este toureiro histórico. Uma mostra que pode ser visitada até o próximo domingo, no Salão de Exposições do Pátio del Castillo.

A inauguração da 32ª edição da Feira Taurina de Olivença contou com a presença e o apoio das mais altas autoridades da Estremadura espanhola.