Campo Maior passa a contar com Núcleo da Garantia para a Infância

A Câmara Municipal de Campo Maior, através do seu presidente, assinou, na semana passada, um protocolo de parceria com a Coordenação Nacional da Garantia para a Infância, projeto sob tutela do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Após a assinatura deste protocolo vai-se constituir um Núcleo Local da Garantia para a Infância, que permita dar resposta às vulnerabilidades das crianças em risco de pobreza e das suas famílias, tornando assim Campo Maior no concelho pioneiro do distrito de Portalegre neste âmbito.

Contando a autarquia passar a acompanhar “mais de perto os casos que necessitem de apoio”, revela o presidente da Câmara, Luís Rosinha, este contrato assinado com a Segurança Social reflete “a preocupação” do município com os mais novos, a vários níveis, como questões relacionadas com a “saúde, habitação e alimentação”.

Luís Rosinha diz ainda que esta é “uma medida importante” para apoiar quem precisa, que “trará alguma consolidação àquilo que possa ser a própria família, não só olhando para a questão da criança”. “Vamos tentar reunir o mais depressa possível o núcleo, para que comecemos a ter os dados, porque existem dados para começarmos a trabalhar, e para que possamos vir a tomar medidas de apoio”, remata.

O Núcleo agora estabelecido em Campo Maior irá contar, numa primeira fase, com a participação de elementos do Município de Campo Maior, do Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Portalegre, do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior, do Centro de Emprego e Formação Profissional de Elvas, do Coração Delta, da GNT, da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação, da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior e da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Campo Maior.