Conhecidos os vencedores da fase concelhia do Concurso Nacional de Leitura

A fase municipal da 16.ª edição do Concurso Nacional de Leitura disputou-se, na tarde desta quarta-feira, 15 de fevereiro, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo.

Mariana Baltazar, Catarina Ruivo e Diego Castro são os vencedores do 1º Ciclo; Dânia Alves, Cláudia Guerra e Leonor Pimenta do 2º Ciclo; Filipa Samarra, Leonor Mexia e Soraia Afonso do 3º Ciclo; e Leonor Cortes e Rodrigo Fialho do Ensino Secundário.

Os vencedores da prova, que reuniu os melhores alunos, dos vários agrupamentos de escolas de Elvas, seguem agora para a fase intermunicipal do concurso. A fase intermunicipal, ou distrital, também a realizar em Elvas, no dia 30 de março, irá juntar “os apurados de cada concelho do distrito”, segundo revela a vereadora Paula Calado. “Seguir-se-á a fase nacional, a qual também aspiramos realizar, mas se não for este ano é para o próximo”, acrescenta.

O júri desta tarde, formado por pessoas “externas à escola”, foi composto por pessoas como os escritores Higino Maroto e Nuno Franco Pires que, garante a vereadora, são pessoas com “sensibilidade para o tema”. Fizeram ainda parte deste júri Ana Pereira, técnica do Europe Direct Alto Alentejo; o coronel Nuno Duarte, diretor do Museu Militar de Elvas; e Amélia Canhoto, responsável pelo polo de Elvas do Centro de Línguas e Culturas do Instituto Politécnico de Portalegre.

Os alunos hoje em prova foram, antes, sujeitos a estas provas, nas respetivas escolas, de onde saíram os melhores de cada estabelecimento de ensino. “Eles são os melhores de cada uma das escolas aqui presentes: temos aqui os Agrupamentos 2 e 3. Desta vez, o Agrupamento 1 não está presente, mas estará, com certeza, no próximo ano”, diz ainda Paula Calado.