InnovPlantProtect ajuda a detetar doença no montado

O InnovPlantProtect de Elvas está a desenvolver um projeto piloto, financiado pela Fundação BPI La Caixa, que utiliza tecnologias de inteligência artificial e digitais robóticas, através de sistemas de monitorização e alerta, por exemplo, nos montados, para detetar uma doença que ataca, sobretudo, sobreiros e azinheiras.

O projeto piloto tem como nome “Inteligência Artificial aplicada a um sistema de previsão e deteção precoce de Phytophthora cinnamomi em ecossistemas de montado”, que foi um dos vencedores da edição de 2021 do Programa Promove.

Na edição desta semana no programa do INNOV Plant Protect, Ilaria Marengo, diretora de departamento do InnovPlantProtect explica que apesar de ainda não haver uma solução para esta doença, o Laboratório Colaborativo elvense está a trabalhar para ajudar os agricultores a detetar precocemente. “O principal problema desta doença é que ela pode ficar latente no solo por muitos anos, uma vez que é desencadeada por uma mistura entre água/humidade no solo e temperatura relativamente quente (sempre do solo).

Portanto, se a temperatura e a humidade do solo atingirem certos limites e o patógeno estiver presente, ele reativa e produz zoósporos , que são estruturas responsáveis pela reprodução.

Ilaria Marengo revela ainda quais os próximos passos deste projeto, para manter o montado saudável e livre desta doença. “Estamos a aplicar um modelo a imagens captadas com um drone que nos deve permitir identificar automaticamente árvores com uma doença, antes que os seus sintomas sejam visíveis aos nossos olhos. Portanto, nós não temos uma solução que cure o patógeno ou que o erradique, mas sim uma ferramenta que permite mapear árvores que já estão infectadas e que podem precisar ser geridas de maneira diferente para evitar que o patógeno se transmita para outras árvores”.

O projeto piloto do Innov Plant Protect de Elvas, para ajudar a detetar uma doença que afeta é o montado é o tema em destaque esta semana no programa com o Laboratório Colaborativo elvense que pode ouvir no podcast abaixo: