Paulo Moreiras empossado comandante dos Bombeiros de Elvas

Paulo Moreiras tomou posse, ao final da tarde de ontem, segunda-feira, 13 de fevereiro, como comandante dos Bombeiros Voluntários de Elvas, no quartel da corporação elvense.

Para Amadeu Martins, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Elvas, “é uma grande alegria”, ter de volta Paulo Moreiras, reconhecendo “o seu valor e as suas competências, que são uma mais-valia para a corporação e para os bombeiros em si”.

De recordar que Paulo Moreiras esteve cerca de dois anos fora da corporação elvense, onde anteriormente tinha desempenhado funções de segundo comandante e, recentemente assumiu o comando de Campo Maior. Depois da tomada de posse revela que “o bom filho à casa torna e hoje, sinto que podemos ter todas as condições, ainda que de uma forma árdua, para levar os nossos objetivos por diante e queremos criar um ambiente de respeito”.

Paulo Moreiras refere que os objetivos, para os próximos cinco anos, passam por uma “diferenciação em termos técnico profissionais e, se temos quantidade, a aposta é na qualidade e diferenciação técnica e acredito que estão reunidas as condições para isso”.

O novo comandante recorda que esteve mais de dois anos fora da corporação e revela que, para já, o primeiro objetivo é, “depois de um período de ambientação, perceber quais as necessidades dos elementos da corporação”.

Relativamente à escola de estagiários que decorre nos Bombeiros de Elvas, Paulo Moreiras refere que “é uma forma de trazer sangue novo para esta casa e, se demonstrarmos profissionalismo e confiança é natural que as pessoas comecem a procurar ajudar e apoiar o corpo de bombeiros local”.

Presente na tomada de posse esteve o Comandante do Comando sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, Rui Conchinha, que considera que Paulo Moreiras “é um homem da casa, é residente do concelho, conhece a organização desta casa e tem muitos anos dedicados a esta causa”, reconhecendo a sua “capacidade de liderança para comandar a corporação de bombeiros e terá condições para desenvolver um bom trabalho e dignificar aquilo que é o trabalho do corpo de bombeiros em Elvas, em prol da comunidade”.

Rondão Almeida e Rui Conchinha

O Comandante Rui Conchinha acrescenta que este “é um cargo difícil de exercer” e é necessário “ter pessoas com competências, não só técnico-profissionais, mas também reunir um conjunto de competências nomeadamente na liderança e gestão”.

Já o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, refere que Paulo Moreiras “já conhece a corporação e será um bom comandante, que fará um elo de ligação não só com a sua equipa, mas também com a própria direção da Associação Humanitária”.

Paulo Moreiras que, depois de dois anos, regressa à corporação elvense para assumir funções de comandante, sucedendo no cargo a Nuno Santana que desempenhou o cargo de forma interina depois da saída de Tiago Bugio.