Mega Nógado regressa à freguesia de Vimieiro, em Arraiolos

O Mega Nógado, doçaria tipicamente carnavalesca, da localidade do Vimieiro, concelho de Arraiolos, volta a ter lugar à mesa dos vimieirenses com 150 metros de comprimento, já no próximo domingo, dia 19, às 17 horas, no Clube Alentejano de Desportos Vimerense.

Para além desta tradicional iniciativa, o Município de Arraiolos pretende registar a marca Nógado de Vimieiro.

Integrado “Ao Sabor das Tradições”, projeto que pretende dinamizar os pratos típicos do concelho e desenvolver uma partilha de conhecimentos e histórias gastronómicas com os jovens, o Município de Arraiolos, reconhecendo a especificidade do Nógado na Freguesia de Vimieiro pretende registar, no Instituto Nacional de Propriedade Industrial I.P. (INPI, I.P.), a marca Nógado de Vimieiro constituindo-se assim como o seu único e legítimo titular. Este registo impede que a marca seja utilizada sem o seu consentimento e exige que a sua confeção respeite as normas especificadas em Caderno de Especificações e Procedimentos, protegendo as características identitárias deste produto e evitando a sua adulteração.

Este registo foi um forma que o Município de Arraiolos encontrou de preservar a qualidade deste produto endógeno, evitar a utilização abusiva da marca e promover o Nógado, como um produto que reflete a identidade da população da freguesia de Vimieiro.

Pretende-se também transformar um produto, que pertence à cultura dos habitantes de Vimieiro, num produto turístico com reflexos na economia da freguesia e do concelho.

A criação da marca vai ser acompanhada da sua divulgação, assegurando a projeção nacional e internacional do produto.