“Queremos um circuito que alie património edificado a gastronomia”, diz Tiago Salgueiro

O Festival Gastronómico “Vila Viçosa à Mesa” está de regresso hoje a Vila Viçosa, com a Semana das Migas Alentejanas que decorre até domingo, dia 12.

Durante estes dias, o Município de Vila Viçosa, em parceria com os restaurantes aderentes, promovem as migas alentejanas, “associando o património edificado à gastronomia e fazendo com que os turistas visitem o concelho. Sabemos que a gastronomia é uma temática muito apelativa e assim acabam por visitar os nossos monumentos e conhecer os pratos alentejanos”, como nos referiu o vice-presidente da câmara, Tiago Salgueiro (na foto).

De acordo com o vice-presidente, a calendarização já existente faz com que os turistas “associem a sua visita ao concelho à semana gastronómica que está em vigor. E é nesse sentido que estamos a trabalhar. Queremos criar um circuito turístico bem específico, que associe a parte do Paço Ducal, do Castelo e da coleção visitável da Farmácia Monte e que, em associação, permita divulgar os nossos produtos regionais e as receitas tradicionais do Alentejo”.

O ano de 2022 terminou “com um número bastante significativo, em termos de turistas, sendo que as expetativas para este ano são muito positivas. A pandemia afetou muito este fluxos e estas dinâmicas mas pensamos que vamos conseguir números muito consideráveis. Trabalhamos sempre com os números do Paço Ducal, que serão cerca de 75 mil por ano, e a abertura do Panteão dos Duques de Bragança, em parceria com a Fundação da Casa de Bragança, torna-se também um fator importante na captação de públicos. Ainda este ano, ou no próximo, vamos também avançar com o projeto da Casa de Florbela Espanca”.

Aumentar a estadia dos turistas no concelho é também um dos objetivos da autarquia: “Atualmente, a média de estadia em Vila Viçosa é de uma noite meia e, sem dúvida, que queremos aumentar essa duração”, garante Tiago Salgueiro.

No total, são 15 os restaurantes do concelho a aderir à Semana das Migas, promovida pelo município de Vila Viçosa.