Elvas e Alter do Chão: GNR em buscas por burla através de MB Way

Um homem de 43 anos e uma mulher de 29 foram identificados, nos concelhos de Elvas e Alter do Chão, por crimes de burla através da aplicação MB Way, na passada quinta-feira, dia 26 de janeiro, pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Portalegre.

Segundo o Comando Territorial da GNR de Portalegre, no âmbito de uma investigação por burla informática, acesso ilegítimo e falsidade informática, com recurso à aplicação MB Way, “os militares da Guarda apuraram a localização e identificação dos suspeitos da prática dos crimes”.

No decorrer das diligências policiais, foi dado cumprimento a dois mandados de busca domiciliária e uma busca não domiciliária em viatura, tendo a GNR apreendido uma caçadeira, 139 cartuchos, quatro telemóveis e quatro suportes de cartões SIM. “Foi ainda apreendida diversa documentação bancária e faturas, suspeitas de estarem relacionados com os crimes em investigação”, adianta o Comando Territorial da GNR.

A operação policial contou com o reforço do Destacamento de Intervenção (DI) e Secção de Informações e Investigação Criminal (SIIC) do Comando Territorial de Portalegre, Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Elvas e do Grupo de Intervenção e Ordem Pública da Unidade de Intervenção (GIOP), bem como o apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP).

Atenta às inúmeras situações de burla, a Guarda Nacional Republicana reforça os seus conselhos aos cidadãos, numa situação de compra e venda, a estar particularmente atentos às opções que vão adotar, nomeadamente: “não aceite métodos de pagamento que desconhece nem siga instruções de estranhos; informe-se primeiro sobre qualquer serviço novo de pagamento junto do seu banco; nunca adicione/associe um número de telemóvel que não seja o seu ou que desconhece a serviços bancários; não forneça dados confidenciais ou pessoais via correio eletrónico ou SMS; não siga ligações recebidas via correio eletrónico ou SMS; e verifique o extrato da sua conta bancária com regularidade”.