Câmara de Elvas espera que ESAE aumente oferta formativa em 2024

É intenção da Câmara Municipal de Elvas que a Escola Superior Agrária (ESAE), do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), possa, num futuro, não muito longínquo, vir a alargar a sua atual oferta formativa.

Em vista, e para que a escola possa contar com mais salas de aula, uma vez que o atual edifício está já lotado, o município tem em vista a possível aquisição de um prédio, que, em tempos, albergou uma instituição bancária, na Rua da Cadeia, em frente ao Museu de Arte Contemporânea. “É um edifício que está à venda, e não é muito caro, que tinha excelentes condições para albergar mais umas centenas e centenas de alunos”, garante o presidente da Câmara, Rondão Almeida.

Por outro lado, e recordando que o Museu Militar de Elvas já é espaço para as aulas práticas de Equinicultura, o autarca garante que há ainda um “excelente espaço” para serem criadas mais salas de aula.

Relativamente ao alojamento para que mais alunos se possam instalar na cidade, Rondão Almeida recorda que o município continua com o investimento de quatro milhões de euros, para a transformação do antigo Lagar dos Lopes em residência de estudantes.

Sentindo que tanto a diretora da ESAE, como os próprios dirigentes do IPP, têm um “interesse muito grande” em que, já no próximo ano, possa haver uma oferta formativa “muito superior” à atual, o autarca não tem dúvidas que, se hoje, a escola já conta com cerca de 500 alunos, “a continuarem a levar esses objetivos por diante”, chegarão a Elvas mais umas “centenas” de alunos. “É isso que Elvas está a preparar”, remata.