Viana do Alentejo: Requalificação da EB e Secundária arranca este mês

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Luis Miguel Duarte, anunciou que a requalificação da Escola Básica e Secundária Dr. Isidoro de Sousa, cuja obra está orçada em cerca de três milhões de euros, tem início ainda durante o mês de janeiro.

O anúncio foi feito durante o discurso que assinalou as comemorações do 125.º aniversário da restauração do concelho, no passado dia 13 de janeiro, no Cineteatro Vianense, altura em que revelou que a Câmara irá adquirir um terreno para a construção

de uma zona industrial na freguesia de Aguiar. Luis Miguel Duarte disse ainda que a freguesia irá ter “um novo polo do Centro de Saúde”, estando o Município a aguardar “com grande expectativa a aprovação da candidatura para lançar o concurso para a empreitada”.

Durante a cerimónia que teve lugar no Cineteatro Vianense, o presidente da Câmara realçou ainda as novas competências nas áreas da saúde, educação e ação social “que trouxeram um aumento significativo de responsabilidades ao Município” e também um acréscimo de cerca de 70 trabalhadores.

No decorrer da sessão foi realçada a importância de atrair investimento para o concelho, estando prevista a construção de uma nova unidade hoteleira em Viana do Alentejo, bem como uma sala de congressos com lotação para cerca de 1000 pessoas. O autarca disse ainda que, “muito em breve, irá dar entrada na Câmara, mais um pedido de licença para a instalação de uma fábrica de amêndoas no concelho”.

Na cerimónia que assinalou a restauração do concelho, foi prestada homenagem às dezenas de funcionários e voluntários de quatro instituições do concelho – Santa Casa da Misericórdia de Alcáçovas, Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo, Delegação de Alcáçovas da Cruz Vermelha Portuguesa e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Alentejo – que estiveram na linha da frente no combate à pandemia covid-19.

Para além do presidente da Câmara Municipal, a cerimónia contou com a presença do presidente da Assembleia Municipal de Viana do Alentejo, Estevão Pereira, e dos presidentes das Juntas de Freguesia de Aguiar, Rosinda Gaio, de Alcáçovas, Frederico de Carvalho, e de Viana do Alentejo, Vasco Fialho.

De salientar que, integrada nas comemorações da restauração do concelho, está também a exposição “Oliveiras … velhas senhoras”, da autoria de Carlos Marques, patente ao público na Igreja da Misericórdia, no Castelo de Viana do Alentejo, até próximo dia 2 de abril. Destaque ainda para o espetáculo com CC&Liaça e a entrega a oito associações de um espaço para desenvolverem as suas atividades, no “Condomínio das Associações”, situado no edifício do antigo hospital, em Viana do Alentejo, bem como à Tuna da Universidade Popular Túlio Espanca/Universidade de Évora (UPTE/UE) – Polo de Viana do Alentejo. Em termos desportivos, de realçar a Corrida de Atletismo “Viana-a- par-de-Alvito” e a caminhada, e o 8º Raid de BTT, promovido pelo Galopar & Pedalar – Clube de BTT de Aguiar.

As comemorações terminaram com o espetáculo de dança  “Memórias de Cantadeiras”, com a participação especial do Grupo Coral Feminino e Etnográfico “Paz e Unidade” de Alcáçovas, promovido pela CDCE – Companhia de Dança Contemporânea de Évora.