Treinadores de futsal em Elvas atualizam conhecimentos em ação de formação

Mais de uma dezena de treinadores de futsal do distrito estão este sábado, 21 de janeiro, reunidos em Elvas, para uma ação de formação, dedicada às “Posturas de Prontidão Desportiva do Guarda-Redes”, promovida pela Associação de Futebol de Portalegre.

Esta é uma ação de formação que surge no curso de treinadores de futsal, de nível 2, que tem vindo a decorrer em Portalegre. “Foi uma ideia que surgiu da nossa parte, em aproveitar a aula que vamos dar do curso, para abrir a toda a comunidade de treinadores e não treinadores, para que permitamos alargar e discutir novos horizontes”, explica o formador Dário Gaspar.

O intuito, adianta o responsável, é que se possa “dar mais bagagem e conhecimento sobre uma posição tem vindo a crescer e a ser muito preponderando naquilo que é o jogo de futsal”. Ações de formações como esta, diz ainda Dário Gaspar, são importantes, na medida em que o futsal, à semelhança de outras, é uma modalidade em “constante evolução”.

Entre os treinadores presentes nesta formação encontra-se Vítor Barreto, da Associação Cultural e Desportiva da Belhó Raposeira, a frequentar, atualmente, o curso de formação de nível 2. O técnico diz ser importante este tipo de ações, quer para treinadores, quer para os próprios jogadores, assegurando que o futsal se está “a expandir” em Elvas, muito também graças à equipa que comanda. O treinador elvense assegura também ser importante que se faça, regularmente este tipo de formações, uma vez que há sempre necessidade de se “atualizarem conhecimentos”.

A formação, com uma parte mais teórica e outra mais prática, decorre, até às 13 horas, no Pavilhão Desportivo Municipal de Elvas.