Sustentabilidade no Turismo em sessão na Câmara de Arronches

A Câmara Municipal de Arronches convidou todos os empresários dos setores ligados ao turismo do concelho a marcar presença na sessão de apresentação do Programa de Formação-Acão ‘Melhor Turismo 2020’, promovido pela Rede de Oferta ‘Lugares da Serra Alentejana’ e apoiado pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e pela Biosphere Portugal, a qual decorreu na manhã da passada segunda-feira, dia 16 de janeiro, nos Paços do Concelho de Arronches.

O referido programa tem como temática a sustentabilidade, um assunto que também é de fundamental importância para o Município de Arronches, conforme foi explicado pelo presidente do executivo autárquico, João Crespo, após ter dado as boas vindas a todos aqueles que compareceram nesta sessão.

Acompanhado nesta sessão pelo vice-presidente Paulo Furtado e pela vereadora Maria João Fernandes, o edil lembrou os presentes que a autarquia tem vindo a adotar cada vez mais práticas que ajudem a proteger o meio ambiente, o que recentemente lhe valeu a distinção com o Selo ODSlocal na categoria de ‘Desempenho Municipal’, atribuído pela ODSlocal – Plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Decorreram depois as apresentações, tendo começado o presidente da Rede de Oferta ‘Lugares da Serra Alentejana’, que começou por contextualizar as funções da sua associação, detalhando os projetos que já foram desenvolvidos pela mesma. Jorge Velez passou então a explicar as razões pelas quais é fundamental tornar o país e mais concretamente a região do Alentejo cada vez mais sustentável, sendo os agentes económicos ligados ao turismo parte importante na prossecução deste objetivo, que terá de ser alcançado através do trabalho conjunto dos vários parceiros envolvidos.

O empresário explanou também que o que se pretende é ajudar as empresas a modernizar os modelos de negócio, a organização e as práticas de gestão, a diversificar a oferta e contribuir para a afirmação do Alentejo e de Portugal como destino turístico de referência pela qualidade e excelência dos seus serviços turísticos sustentáveis.

Seguiu-se a intervenção de Pedro Beato, da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, que começou por elogiar os ‘Lugares da Serra Alentejana’, reiterando que o trabalho em rede é fundamental, até como forma de beneficiar os vários serviços que os vários intervenientes oferecem, esta que também é uma aposta da instituição que representa. Pedro Beato elencou igualmente aquilo que tem sido a estratégia regional para o turismo e para a sustentabilidade, um trabalho que já vem a ser desenvolvido há alguns anos e que é extrema importância para as empresas, sendo fundamental a certificação, até por uma questão de financiamento dos seus projetos. Por isso, a parceria estabelecida com a Biosphere Portugal, que tem vindo a fazer essa certificação gratuitamente.

Foi precisamente esta empresa certificadora que se apresentou na fase seguinte desta reunião, tendo-se feito representar por Selma Fernandes. A consultora defendeu que é importante que as empresas estejam cada vez melhor preparadas, uma vez que a procura dos clientes já busca destinos que tenham adotado posturas responsáveis do ponto de vista da sustentabilidade. Selma Fernandes explicou então que a Biosphere ajuda as empresas a implementar modelos de gestão para a sustentabilidade, com base em três pilares: económico, social e ambiental. Estes planos de ação são adaptados à realidade do território e é com este reformular de práticas que irão ser atingidos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos nas 17 categorias proclamadas pela Organização das Nações Unidas.

A finalizar, foi convidado Pedro Capão, empresário que detém uma empresa de animação turística na região, a TOOBRA – Touristic Offers Over the Beautiful and Rich Alto Alentejo, que já é certificada pela Biosphere. O empreendedor deu a conhecer a sua área de negócio e esclareceu porque é que é importante estabelecer este compromisso com o turismo responsável. Pedro Capão deu também conhecimento de que esta prática de ações sustentáveis já lhe trouxe muitas oportunidades, quer de estabelecer parcerias com outras empresas, quer por parte de clientes que, indo de encontro ao que foi dito anteriormente, procuram, cada vez mais, quem já adotou boas práticas ambientais e de sustentabilidade.