Viaturas do Museu Militar de Elvas nos 50 anos do 25 de Abril

A coleção de viaturas do Museu Militar de Elvas engloba todas as viaturas que serviram o exército português, no século XX.

Neste momento, a equipa que se dedica ao restauro das viaturas, está a trabalhar “nas viaturas que serviram o Exército durante a Revolução dos Cravos, de 1974, para que estejam aptas a circular nos 50 anos do 25 de Abril de 1974”, como nos referiu o coronel Nuno Duarte, diretor do Museu Militar de Elvas.

“Vamos também receber, em breve, um conjunto das viaturas blindadas de lagartas que serviram o exército português. Nesse sentido, julgo que vamos ficar com uma coleção muito completa de todas as viaturas”, garantiu o coronel.

No entanto, como nos refere o coronel Nuno Duarte, o Museu Militar tem muitos motivos de interesse: “estamos inseridos em 15 hectares e, em conjunto com a câmara de Elvas, temos à nossa responsabilidade um quarto das muralhas seiscentistas que são Património Cultural da UNESCO, o único troço da Muralha Fernandina, do século XIV, está no Museu Militar de Elvas e o convento de São Domingos, que é do século XIII. Para além destes monumentos nacionais, temos oito temáticas: dos arreios, dos hipomóveis, dos instrumentos musicais, da saúde militar, os psicotécnicos, os veículos militares e as diversas peças de artilharia que serviram o Exército. Temos cerca de 800 espécies e exposição, o dobro em reserva e mais de mil que estamos a catalogar para apresentar futuramente”.

O Museu Militar de Elvas promove a valorização, o enriquecimento e a exposição do património histórico militar a si atribuído. Abriu portas a 29 de outubro de 2009 e está instalado no espaço do antigo Regimento de Infantaria n.º 8.