Prémio Literário Vergílio Ferreira da UÉ com candidaturas até dia 30

O Prémio Literário Vergílio Ferreira 2023, atribuído pela Universidade de Évora, tem candidaturas abertas até dia 30 deste mês.

Antonio Sáez Delgado, professor catedrático da Universidade de Évora e júri do prémio, revela que “este prémio literário foi instituído em 1996 e é um dos prémios mais consolidados e importantes do panorama cultural e literário de Portugal”.

Este prémio pretende “homenagear Virgílio Ferreira e destina-se a galardoar o conjunto da obra literária, de um autor de língua portuguesa, destacado no âmbito da narrativa ou ensaio, os dois géneros literários cultivados por este grande escritor, que foi professor na UÉ”.

As propostas de candidatura devem ser “provenientes de universidades em que se desenvolvam estudos de literaturas e de culturas lusófonas ou de instituições culturais relevantes nesses âmbitos”, acrescenta o júri do prémio.

O valor do prémio, cuja entrega está prevista para março de 2023 é de quatro mil euros. Antonio Sáez Delgado acrescenta que para a Universidade de Évora “é uma honra manter vivo este prémio Literário, com mais de 20 anos de existência”.

Prémio Literário Virgílio Ferreira, da Universidade de Évora, que tem candidaturas abertas até dia 30 deste mês. As propostas podem ser enviadas para a Universidade de Évora, em suporte papel, dirigidas ao presidente do júri, ou em suporte digital para premiovergilioferreira@uevora.pt. Em suporte papel, deverá ser remetida por via postal para: Presidente do Júri do Prémio Vergílio Ferreira 2023; Prof. Doutor Antonio Sáez Delgado; Escola de Ciências Sociais; Universidade de Évora; Largo dos Colegiais n.º 2; 7004-516 Évora; Portugal.

O Prémio Vergílio Ferreira foi atribuído, pela primeira vez, a Maria Velho da Costa, seguindo-se Maria Judite de Carvalho, Mia Couto, Almeida Faria, Eduardo Lourenço, Óscar Lopes, Vítor Manuel de Aguiar e Silva e Agustina Bessa-Luís. Manuel Gusmão, Fernando Guimarães, Vasco Graça Moura, Mário Cláudio, Mário de Carvalho, Luísa Dacosta, Maria Alzira Seixo, José Gil, Hélia Correia, Ofélia Paiva Monteiro, Lídia Jorge, João de Melo, Teolinda Gersão, Gonçalo M. Tavares, Nélida Piñon, Carlos Reis, Ana Luísa Amaral e a escritora Helena Carvalhão Buescu.