Campo Maior: agricultores que perderam animais nas cheias são os “mais prejudicados”

O presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha, esteve reunido, no final da semana passada, com o presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, o diretor Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo, José Godinho Calado, e um grupo de agricultores locais, afetados pelas cheias.

“Há um prejuízo agrícola muito forte no nosso concelho e aquele grupo de agricultores teve oportunidade de, em primeira mão, dar nota ao diretor regional de Agricultura daquilo que eram os seus prejuízos e de que forma é que poderiam aceder a algumas verbas compensatórias”, começa por explicar o presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha.

Os agricultores foram informados, por José Godinho Calado, que será necessário ser feito um levantamento de todos os prejuízos, sendo que, no dia desta reunião, na passada quinta-feira, 15 de dezembro, no Centro Cultural de Campo Maior, muitos dos agricultores “ainda não tinham todos os prejuízos apanhados, porque havia sítios, ainda nessa quinta-feira, inundados”.

“Penso que, durante esta semana, todos os agricultores poderão fazer um mapa das suas despesas e o mesmo será enviado para a direção regional de Agricultura”, acrescenta o autarca.

Os agricultores que mais sofreram com “esta catástrofe” e que mais necessidade têm de receber os devidos apoios do Governo, garante ainda Luís Rosinha, são aqueles que perderam os seus animais. “A sua vida está dependente da produção dos animais”, lembra o autarca, assegurando que muitos outros agricultores perderam “muita maquinaria hidráulica, cercas e terras que poderão ficar sem capacidade de cultura, nos próximos tempos”.