Ministra Ana Abrunhosa conhece zona devastada das cheias em Santo Amaro

A ministra da Coesão Territorial visitou ao início da tarde desta terça-feira, 20 de dezembro, Santo Amaro, freguesia do concelho de Sousel, uma das localidades fortemente afetadas pelas cheias da semana passada, depois de ter passado também hoje por Avis.

Com esta visita, Ana Abrunhosa procura ver, com os seus próprios olhos, os estragos causados pelo mau tempo, para que seja feito um relatório dos danos, que será apresentado em Conselho de Ministros, para que se possa, posteriormente, avançar com medidas de apoio concretas, no início do ano.

Neste momento, e depois de já ter passado por outras localidades, na semana passada, como Campo Maior, Fronteira, Monforte e Ponte de Sor, a ministra explica que é tempo “de tomar conhecimento”, para se fazer “o levantamento dos danos”. “É completamente diferente ver no terreno, ver a profundidade dos danos, ver que há rochas que foram partidas com a força das águas”, assegura.

“Temos a possibilidade de ativar o fundo de emergência municipal e temos de ver outras situações, como as do comércio. A metodologia de levantamento dos danos já está consolidada com a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo e com a CCDR e depois esperamos que, depois do natal, nos chegue o relatório dos danos”, adianta Ana Abrunhosa.

Não tendo dúvidas que é “urgente” atuar, a ministra revela que é necessário “abrir medidas para apoiar autarquias, comércio e agricultura”. “Temos de tentar envolver também o Ministério do Ambiente e Ação Climática e eu venho para reportar a todo o Conselho de Ministros da gravidade do que vi e a urgência de atuarmos”, acrescenta.

Apelando para que, neste momento difícil, as pessoas se apoiem umas às outras, depois desta catástrofe, a ministra deixa ainda uma palavra de “grande agradecimento” aos presidentes de junta e câmara. “Aqui no Alentejo, apesar das dificuldades, vejo as pessoas com força, e nós havemos de resolver os problemas”, remata Ana Abrunhosa. 

Já o presidente da Câmara de Sousel, Manuel Valério, garante que a autarquia quis levar o Governo, a ver no terreno, o que aconteceu em Santo Amaro, adiantando que nesta freguesia foram cerca de 70 as habitações ficaram com o seu recheio, entre eletrodomésticos e mobílias, danificado. “De um momento para o outro, as pessoas viram-se sem nada, mas, felizmente, houve aqui uma grande cooperação entre as pessoas, que se ajudaram umas às outras”, acrescenta.

Comércio e agricultura terão saído muito lesados destas cheias, sendo que, segundo o presidente da Junta de Freguesia de Santo Amaro, Nélio Paínha, cinco famílias “perderam tudo”. Aquilo que aconteceu na semana passada, garante ainda, nunca ninguém tinha visto.

Depois da visita a Santo Amaro, a ministra foi inaugurar o Pavilhão Multiusos de Sousel.