Portalegre com Orçamento Municipal de 34 milhões em 2023

Tem o valor de 33,8 milhões de euros o Orçamento Municipal para 2023, aprovado por maioria, pela Câmara Municipal de Portalegre, liderada pela coligação PSD/CDS-PP, ainda que com as abstenções da oposição, ou seja, dos dois vereadores eleitos pelo PS e um da CLIP.

Segundo a presidente da Câmara, Fermelinda Carvalho, este é orçamento “muito exigente”, com um valor mais elevado que em anos anteriores, muito devido a obras de “grande envergadura”, mas também à transferência de competências na área da educação.

Das obras a realizar, Fermelinda Carvalho destaca a expansão da zona industrial, que já teve início, intervenção avaliada em mais de três milhões e meio de euros, e que irá permitir acolher o novo centro de formação da GNR, “aguardada há mais de 30 anos”. Entre os investimentos a fazer, a autarca destaca também a recuperação da Escola Cristóvão Falcão Requalificação, bem como a requalificação da antiga piscina municipal descoberta de Portalegre. Recuperar “cerca 109 edifícios do município no âmbito do 1º Direito” é outra das prioridades da autarquia para o próximo ano.

Ainda este ano, revela Fermelinda Carvalho, e para “incentivar o investimento”, o município irá reduzir o valor das taxas e licenciamentos.

O orçamento municipal de Portalegre para 2023 traduz-se num aumento de quase 12%, em comparação com o orçamento de 2022.