UÉ divulga tecnologias desenvolvidas nos Laboratórios e Unidades de Investigação

O Programa para a Valorização, Inovação e Transferência de Tecnologia no Alentejo (PROVITA), promovido pela Universidade de Évora, organiza o seminário “Da investigação à produção – a ação da Universidade de Évora”, a realizar na terça-feira, 6 de dezembro, pelas 9.30 horas, na sala 124 do Colégio Espírito Santo da Universidade de Évora, que dará a conhecer tecnologias desenvolvidas nos seus Laboratórios e Unidades de Investigação e promover a reflexão sobre a relação entre a investigação e a produção/indústria.

O evento vai contar com a participação da Reitora da UÉ, Hermínia Vasconcelos Vilar, estando a apresentação do projeto e projeção de vídeo promocional a cargo de Paulo Quaresma, Vice-Reitor para a Investigação, Inovação e Internacionalização, da UÉ.

Durante a sessão vão ser apresentadas tecnologias em 3 painéis, com o primeiro a iniciar pela 10h dando a conhecer-se o BioProTomate pela Prof.ª Isabel de Brito; MonAqua, pelo Prof. Miguel Potes; SensePredict, pela Investigadora Elsa Lamy; Fitodiagnosis, pela Prof.ª Rosário Félix. O segundo painel apresentará o MIAPe através do Prof. César Fonseca; Produção in vitro de plantas, pelo Prof. Augusto Peixe; Vacina para plantas, pela Prof.ª Rosário Félix; REMINETOOL, pelo Prof.ª Rita Fonseca; GA-APAA, pelo Prof. Bento Caldeira. Por último, decorrerá o terceiro painel dando a conhecer o NemaLab, pelas Investigadoras Cláudia Vicente e Margarida Espada; PISTA, pelo Prof. Jaime Serra; LITHOS, pela Investigadora Vera Pires Ribeiro e o ELETERA, através do Investigador Luís Fialho.

A importância da inovação no desenvolvimento económico vai ser alvo de análise pelo Eng. Nuno Marques (Portalimpex) e pelo Dr. Pedro Pereira (Byar), num fórum de discussão moderado pelo Dr. Tiago Santos (Sines Tecnopolo).