Câmara de Portalegre promove vinhos de altitude na Igreja de S. Francisco

A Igreja de São Francisco, em Portalegre, acolhe até amanhã, sábado, 3 de dezembro, o evento “Vinhos de Altitude, Serra de São Mamede”, organizado pela Câmara Municipal, em que se procura promover este património natural, bem como os vinhos e os produtos tradicionais da região.

Para a presidente da Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho, o município tem tentado organizar eventos e “coisas diferentes”, sendo que, através deste, a autarquia espera que se consiga promover o vinho, os produtores e o próprio património de Portalegre.

Recordando que, antigamente, os produtores de vinho estavam muito “fechados nas suas explorações”, diz Fermelinda Carvalho, estão agora “mais disponíveis para estes eventos”, pelo que foram muitos os que aceitaram o desafio lançado pelo município. Quanto à igreja de São Francisco, Fermelinda Carvalho diz que a sua reabertura, “com todos os cuidados”, para este evento, foi uma boa decisão.

Já António Ceia da Silva, presidente da CCDR Alentejo, felicita a presidente da Câmara de Portalegre, bem como o restante executivo, pela iniciativa, assegurando que, com o evento, acaba de ser criada uma nova marca, a dos vinhos de altitude.

O vice-presidente da Câmara de Portalegre, António Casa Nova, garante que este é um evento, que sendo “de louvar”, dá o “pontapé de saída” na reabertura e na utilização da igreja de São Francisco.  Com este evento, explica, por sua vez, a vereadora na Câmara de Portalegre, Laura Galão, o município quis, acima de tudo, dar a oportunidade aos produtores da Serra de São Mamede de promoverem os seus vinhos.

O presidente do Politécnico de Portalegre, Luís Loures, considera este certame “muito interessante”, que tem uma relação “muito próxima com a região”, lembrando que o politécnico tem um curso relacionado, precisamente, com o setor vitivinícola. Para a diretora da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, Conceição Grilo, este certame é importante para dar a conhecer os vinhos de altitude, sendo este produto “fundamental” para os setores da hotelaria e restauração.

O evento, que foi inaugurado esta tarde, conta, até amanhã, com vários momentos de animação, com apontamentos musicais, painéis de natureza técnica, showcooking, degustações, harmonizações e um colóquio, com prova orientada, sobre vinhos e vinhas do terroir de Altitude.