Fenómeno Tik Tok: a rede social que dita tendências

Vivemos num mundo acelerado onde procuramos constantes novidades nos mais diversos setores. Este ritmo frenético é visível num dos mais recentes fenómenos – a rede social TikTok, onde após definirmos quais são os nossos gostos e preferências é praticamente impossível de parar de ver os pequenos vídeos que nos vão surgindo no ecrã do nosso telemóvel.

Um verdadeiro canal de marketing

O Tik Tok veio para ficar, ocupando inclusive um papel importante na criação de tendências e em promoção de produtos que se transformam em virais. Esta capacidade da rede social torna-a num ótimo canal de marketing para as diversas marcas, inclusive marcas nacionais que desejam aumentar a sua projeção e vendas.

Algumas marcas nacionais, já entenderam que a presença nas redes sociais é fulcral para fazer chegar os seus produtos aos consumidores, que assim conseguem criar uma relação de proximidade com a marca e influenciar a sua comunidade a adquirir os produtos, mas as possibilidades são praticamente infinitas com o Tik Tok.

Como se pode publicar acerca de imensos interesses diferentes, é possível que marcas de diferentes nichos tenham a oportunidade de usar esta rede social para comunicar eficazmente os seus produtos e desta forma aumentar as suas vendas.

O conteúdo que chega a cada utilizador é baseado no seu comportamento na rede social. Isto significa que graças à sua interação, likes, ou passando à frente dos vídeos, facilmente se consegue criar uma trend e encontrar a sua comunidade. Este funcionamento, do lado das marcas, é um verdadeiro oásis para entender os gostos e comportamentos do seu público-alvo, que vão muito além das coreografias, pelas quais muitos conhecem esta rede social.

Tik Tok é responsável por lançar tendências mundiais

O sucesso do Tik Tok vai além dos vídeos curtos com danças coreografadas que todos, ou quase todos, já tentamos imitar pelo menos uma vez. O gigante chinês, com mais de mil milhões de utilizadores ativos mensalmente, é responsável por ditar as tendências em diversos nichos, representando uma oportunidade interessante para diversas marcas publicitarem os seus produtos.

Além de ditar as tendências, o Tik Tok é igualmente usado para pesquisa, como um tradicional motor de pesquisa, fazendo dela a combinação ideal para a comunicação das diferentes marcas.

São vários os exemplos de autênticos sucessos que se tornam tendência na rede social e que saltam dela para criar hábitos, hobbies e interesses em pessoas de todo o mundo.

Na área da nutrição desportiva, a bebida que mistura proteína com café, nomeada de Proffee, é já um sucesso que conta com mais de 14 milhões de visualizações na rede social e que abre portas para que marcas ligadas a este setor se aliem a esta tendência, já noutras áreas existem também exemplos.

Outro exemplo é a tendência conhecida como Booktok, onde criadores de conteúdo fazem críticas de livros, ao ponto de influenciarem diferentes livrarias a ter um espaço dedicado às obras que são mais faladas no Tik Tok.

Mas há mais: a mais recente tendência de jogadores de casino partilharem as suas melhores jogadas, estratégias e reações ao resultado de jogos como roleta, slots e blackjack nas várias plataformas online dedicadas ao assunto, ou dos jogos de cartas mais simples, que levam a um aumento de interesse nestes jogos. Esta é uma tendência que pode vir a crescer ainda mais no futuro, com os rumores que a rede social pretende implementar minijogos na sua aplicação, que certamente incluirá alguns destes jogos de cartas mais tradicionais.

As marcas precisam de aproveitar estas tendências

As marcas atentas precisam de encontrar formas de se conseguirem ligar com a comunidade de modo a caminharem lado a lado com as tendências e com o que os consumidores desejam ver.

Uma dessas formas é trabalhar em parceria com os influencers que partilham conteúdo que faça sentido para as marcas. Por exemplo, para os influencers de conteúdo de beleza faz sentido associar-se com marcas de produtos de beleza, já as editoras de videojogos podem realizar parcerias com influencers para partilhar as suas experiências e resultados em vários jogos, ou plataformas de vendas de livros podem criar parcerias com quem recomenda livros e que desta forma podem mostrar à sua comunidade onde os podem adquirir online.

Neste sentido, independentemente do que a sua marca vende, o Tik Tok terá sempre espaço para os seus produtos, basta encontrar a comunidade certa.