Pai Natal, duendes e brinquedos na Praça da República em Elvas

Foto de arquivo

Aldeia do Pai Natal, Casa dos Duendes e Fábrica dos Brinquedos são algumas das atividades a decorrer no evento “Elvas Cidade Natal”, a decorrer entre 7 de dezembro e 8 de janeiro, na Praça da República em Elvas.

Trata-se de um projeto que pretende “repensar e complementar aquilo que é o Natal na cidade e que atrai sempre muita gente”, como nos referiu José Rondão Almeida, presidente da Câmara Municipal de Elvas.

O projeto “resulta de um investimento superior a 100 mil euros. Iremos transformar a Praça da República numa verdadeira feira para a crianças, mas eu acho que este projeto vai dar resposta também aos jovens e aos pais. Já se fala na existência de espaços para venda de produtos regionais, vamos ter carrocéis e outros elementos para atrair pessoas”, garantiu o autarca.

Rondão Almeida não tem dúvidas que “é uma ideia de excelência, que está a ser muito bem recebida pelos elvenses. Agora temos é de a conceber, em conjunto com o movimento associativo, do qual vamos ter um apoio importante e que vai ajudar a dar vida àquela estrutura”.

“Não vamos ter congeladores a funcionar 24 horas por dia”

Questionado sobre os gastos energéticos que este projeto pode acarretar, Rondão Almeida garante que vão “seguir todas as normas existentes, até porque ao deixar cair a pista de gelo evitam o consumo excessivo, durante 24 horas, dos congeladores, que triplicavam em consumo aquilo que nós vamos fazer. Por outro lado, a feira vai funcionar até às 20 horas e a iluminação natalícia vai respeitar as normas governativas funcionando até às 24 horas. Nesse sentido, não vejo qualquer tipo de problema, a não ser numa análise crítica pelas mesmas pessoas”.

O programa que se estende de dezembro a janeiro, contempla várias iniciativas, tendo como palco o centro histórico de Elvas, aliando a diversão e a tradição para todas as idades.