Banda 1º Dezembro de Campo Maior em concerto dos 86 anos

A Banda 1º de Dezembro, de Campo Maior, celebra no próximo dia 1, feriado da Restauração da Independência, os 86 anos desde a sua fundação, com um concerto no Centro Cultural da vila.

Segundo o maestro e diretor musical da Associação de Cultura e Recreio Musical 1º de Dezembro, Francisco Pinto, a banda, a passar por “uma fase difícil”, mas com a sua escola de música a funcionar de segunda-feira a sábado, “nunca parou”, desde o seu nascimento, em 1936.

“Uma vez que estamos neste período de guerra no mundo, em que ninguém se entende, pensámos em fazer um concerto mais dedicado à paz, à tranquilidade, segurança, compreensão e solidariedade”, adianta o maestro. “Estamos a trabalhar um repertório com um nível que não é normal, para uma associação com cerca de 30 elementos, todos amadores, que vamos ter em palco”, acrescenta.

Neste momento e a trabalhar de forma “intensa” para este concerto de aniversário, a banda procura atrair novos músicos, por um lado, querendo ver regressar aqueles que a abandonaram, “por qualquer motivo”, nos últimos tempos, por outro. Aluno da Banda 1º de Dezembro, nos anos 80, depois de ter sido também aluno da Banda 14 de Janeiro, em Elvas, Francisco Pinto confessa que gostava de poder continuar a transmitir toda a sua experiência, já de 35 anos, de músico profissional aos outros.

Sem desvendar muito daquilo que se poderá esperar deste concerto de aniversário, o maestro revela que o tema de abertura do concerto será “Espírito Olímpico”, de Jonh Williams, assegurando ainda que, a cada concerto, a banda procura sempre transmitir diversas mensagens.

O início do concerto, no dia 1 de dezembro, no Centro Cultural de Campo Maior, está marcado para as 16 horas.