InnovPlantProtect testa inteligência artificial na luta contra a doença da tinta

O InnovPlantProtect, em Elvas, tem vindo a desenvolver várias ferramentas digitais com o objetivo de apoiar os agricultores na sua luta contra pragas e doenças.

Uma dessas doenças, como explica a diretora do departamento de diagnóstico e monitorização do InnovPlantProtect, Ilaria Marengo, é a Phytophthora Cinnamomi, “vulgarmente conhecida como doença da tinta, que é um organismo, invisível aos nossos olhos, que vive no solo e que começa por atacar as raízes mais finas da árvore, as que estão mais afastadas do tronco, decompondo-as e depois avança para o centro da árvore até destruir as raízes maiores”.

Esta doença afeta árvores como os sobreiros, azinheiras e castanheiros, sendo que, na última década, se tem tornado cada vez mais evidente devido às alterações climáticas.

Neste momento, e para fazer face a esta doença, o InnovPlantProtect tem vindo a experimentar, no campo, uma tecnologia que se baseia “na análise de dados térmicos e multiespectrais recolhidos com drones”. Utilizando a inteligência artificial, os investigadores têm estado “a testar um modelo que identifica árvores saudáveis e árvores pouco saudáveis, e também aquelas árvores que são assintomáticas”. Isto é importante, garante Ilaria Marengo, “porque pode ajudar a mapear antecipadamente a presença da doença e informar o agricultor para implementar uma gestão preventiva no campo”.

A rubrica desta semana do InnovPlantProtect para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo.