Futuro e desafios para as bibliotecas em debate em Montemor

“Cooperação Territorial: Tornar Visível o Invisível” é o nome da iniciativa que decorre na próxima quinta-feira, 24 de novembro, na Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo.

Liliana Pincante, responsável pela Biblioteca municipal de Montemor revela que este encontro tem como objetivo “dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pela rede de bibliotecas, em parceria com outros serviços e entidades e, por outro lado, debater o futuro das bibliotecas e como os desafios do território poderão ser oportunidades de trabalho e de parcerias”.

Questionada sobre, quais os grandes desafios que as bibliotecas enfrentam, Liliana Pincante adianta que são “o envelhecimento ativo, isolamento social e promoção do sucesso escolar, tanto que o nosso programa está dividido dentro destas grandes temáticas”.

Durante a manhã, “há um painel onde serão apresentados quatro projetos das bibliotecas que integram esta rede e focam estes temas essenciais, já durante a tarde há três convidados que, em cada grupo, tentam perceber quais as oportunidades que existem e desafios que as bibliotecas podem trazer para si e ajudar a combater”.

Liliana Pincante revela ainda que “as bibliotecas trabalham muito com os lares e as bibliotecas móveis, para levar a leitura às pessoas, mas a companhia humana que é essencial”.

A responsável pela Biblioteca Almeida Faria adianta ainda que esta rede de bibliotecas foi criada em 2017 e permite que o trabalho seja mais proveitoso para todos, uma vez que segundo diz “estávamos a trabalhar cada um para seu lado e, trabalhando em rede conseguimos colmatar, mais facilmente, determinados problemas e juntos somos mais fortes.

As inscrições para participar nesta iniciativa estão abertas até hoje, 21 de novembro, e podem ser feitas, através do telefone 266 898 105 ou pelo e-mail biblioteca@cm-montemornovo.pt ou pode ainda ser feita através de um formulário disponível aqui.

“Cooperação Territorial: Tornar Visível o Invisível”, a iniciativa que decorre quinta-feira, na Biblioteca municipal de Montemor-o-Novo, numa organização da Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alentejo Central, com o apoio da CIMAC e da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e de todos os municípios que compõem esta rede.