Agrupamento de Escolas nº1 de Elvas recebe selo “Escola Sem Bullying”

Agrupamento de Escolas nº1 de Elvas recebeu, este ano, o selo “escola sem bullying/escola sem violência”, uma iniciativa do Ministério da Educação que distinguiu 208 estabelecimentos de ensino.

“Este selo é atribuído a escolas que desenvolvam ações de prevenção e combate a qualquer forma de violência. Nós fizemos a nossa candidatura, criámos um plano de prevenção de combate ao bullying e ciberbullying, que colocámos em prática na escola, enviámos para a DGES e fomos contemplados pelo selo”, referiu-nos a diretora do agrupamento, a professora Paula Rondão.

No entanto, de acordo com a responsável, “o agrupamento realiza todos os anos diversas ações de combate ao bullying com o intuito de sensibilizar as crianças para este problema. Infelizmente, cada vez mais, ouvimos nos meios de comunicação social o aumento de casos destes. Nesse sentido, temos também ações feitas pelas nossas psicólogas e as nossas assistentes sociais acompanhas as situações todas. Por outro lado, temos iniciativas desenvolvidas com entidades externas, como a Escola Segura, da PSP”.

Paula Rondão refere que “a direção do agrupamento tem um elemento direcionado em exclusivo para as questões disciplinares, tentando resolver as situações no próprio momento. A porta da direção está sempre aberta para os alunos dizerem o que se passa. Agora, aqueles comportamentos que existem, entre colegas, de um chamar um nome e outro chamar outro, são situações que sempre existiram no passado, existem no presente e vão existir no futuro. Agora, o que não queremos é que esses comportamentos, que por enquanto não são considerados bullying, possam vir a ser. É verdade que já temos tido casos, não muito graves, mas eles existiram”.

O número de escolas distinguidas com o selo “escola sem bullying/escola sem violência” quadruplicou desde 2019, ano em que o Ministério da Educação criou esta iniciativa envolvendo os alunos e os estabelecimentos de ensino. Este ano foram 208 as escolas que ganharam o selo.