A celebrar 13 anos, Museu Militar de Elvas divulga novos protocolos

O Museu Militar de Elvas celebrou esta terça-feira, 8 de novembro, o seu 13º aniversário, com uma cerimónia comemorativa, presidida pelo chefe do Estado-Maior do Exército, general José Nunes da Fonseca.

No decorrer da sessão solene, e ainda antes da apresentação de uma peça de artilharia antiaérea, restaurada pelos militares, foram também dados a conhecer alguns dos protocolos que o Museu Militar tem vindo a estabelecer, entre eles, com o Paço Ducal e a Universidade de Évora.

Para o chefe do Estado-Maior do Exército, general José Nunes da Fonseca, que destaca a história Elvas como uma cidade “corajosa” que sempre “defendeu os interesses” do país, é uma “grande satisfação” ver o museu elvense alcançar estes seus 13 anos de existência. Quanto aos protolocos estabelecidos, para José Nunes da Fonseca são benéficos, “não só para o exército, mas também para toda a sociedade envolvente”.

Já o diretor da Direção de História e Cultura Militar, major-meneral Anibal Flambó, diz ser sempre um gosto vir a Elvas, sobretudo em ocasiões como esta, em que se procura homenagear aqueles que, “sabe Deus como”, servem o museu e trabalham diariamente, para preservação e a divulgação da história da cultura de Portugal.

O coronel Nuno Duarte, diretor do Museu Militar de Elvas, por sua vez, assegura que é sempre importante estabelecer parcerias, como estas com o Paço Ducal e a Universidade de Évora, sobretudo na área da cultura e do conhecimento da história. “Todos os museus precisam de parceiros, nesta área da cultura, e a nossa intenção é desenvolver parcerias, para desenvolver workshops, palestras, inclusivamente algumas teses de mestrado ou doutoramento possam ser feitas, no património histórico militar”, revela.

A aproximação ao Museu Militar de Elvas, com o protocolo estabelecido, revela a diretora do Paço Ducal, Maria de Jesus Monge, deve-se, sobretudo, ao facto destes serem, a sul do Tejo, os dois espaços que “detêm o maior património relacionado com esta temática.”

Para o presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, comemorar o aniversário do museu é, acima de tudo, “comemorar todos aqueles que, durante cinco séculos, passaram pela cidade e defenderam a pátria”. O autarca destaca ainda a atenção especial que a Direção Geral das Infraestruturas e da Cultura Militar têm dado a este museu, bem como as várias parcerias que o museu tem vindo a estabelecer com diferentes entidades, para que seja “um museu polidisciplinar”. Presente nesta cerimónia esteve também o comendador Rui Nabeiro, que se revelou muito feliz por ter sido convidado para este aniversário.

A sessão solene contou ainda com a imposição de condecorações e a entrega de prémios de um concurso de fotografia, ganho por Jacinto César que, como revela, participou com cinco imagens sobre os três monumentos nacionais que integram o Museu Militar de Elvas.

O Museu Militar de Elvas cumpriu os seus 13 anos a 29 de outubro, dia em que abriu portas para promover o evento “Blindados a Rolar”.