Trabalho do InnovPlantProtect às quartas-feiras na Rádio ELVAS

O trabalho desenvolvido no InnovPlantProtect é o mote para a nova rubrica que é emitida às quartas-feiras na Rádio ELVAS, às 12.45 e 16.30 horas.

Esta semana, no primeiro programa Ricardo Ramiro, diretor do Departamento de Gestão de Dados e Análise de Risco no InnovPlantProtect, explica o que é este laboratório colaborativo, instalado em Elvas, desde 2020, bem como qual o trabalho desenvolvido. “O InnovPlantProtect é um laboratório colaborativo, que tem como missão desenvolver produtos e serviços que possam ajudar os agricultores a proteger melhor as suas culturas de pragas e doenças.

“O que fazemos é utilizar os mais modernos conhecimentos científicos para resolver os problemas colocados à agricultura mediterrânica pelo aparecimento de novas pragas e doenças e pela redução da disponibilidade de fitofármacos. De modo a aumentar e acelerar o nosso impacto, o nosso trabalho é feito em colaboração com vários intervenientes nacionais e internacionais”.

Ricardo Ramiro explica também que, por parte do InnovPlantProtect para prevenir as pragas e doenças, na agricultura, estão neste momento a “desenvolver soluções que permitam aos agricultores fazer uma gestão mais sustentável das pragas e doenças. Para tal, desenvolvemos produtos biológicos para o controlo destes organismos e serviços digitais e laboratoriais que permitam aos agricultores prever e detetar as pragas e doenças o mais rapidamente possível, para que possam tratar as culturas no momento certo”.

O InnovPlantProtect está organizado em cinco departamentos, três mais laboratoriais e dois mais focados no digital. Os departamentos laboratoriais focam-se no desenvolvimento de produtos de base biológica, incluindo o desenvolvimento de novas variedades de plantas resistentes a pragas e doenças, formulações inovadoras para a aplicação de bio pesticidas e novos microrganismos bio protetores, sendo que submetemos recentemente uma pré-patente para um destes microrganismos para o controlo do fogo bacteriano, que é uma doença com um efeito devastador em pereiras e macieiras”.

O trabalho desenvolvido nos departamentos do InnovPlantProtect é o tema em destaque esta semana, nesta nova rubrica que tem como objetivo dar a conhecer os projetos deste laboratório colaborativo, em Elvas, o primeiro programa pode ouvir, no podcast abaixo: