Empada de Arraiolos alarga participação na Mostra Gastronómica

A edição deste ano da Mostra Gastronómica, Feira do Tapete de Arraiolos e Festival da Empada decorre entre sexta-feira, 28 de outubro, e o próximo dia 6 de novembro, no Arraiolos Multiusos.

Recordando que nos dois últimos anos não foi possível realizar o evento, a presidente da Câmara Municipal de Arraiolos, Sílvia Pinto, garante que, no decorrer desta semana, “o melhor do concelho”, em torno de empresários e produtores locais, volta a ganhar o seu destaque.  Esta é já “uma marca que distingue Arraiolos de outras iniciativas que acontecem pelo país, a nível de gastronomia”. O evento acaba por ir de encontro a um dos grandes objetivos do município: “implementar a economia local e demostrar, a quem visita o concelho, aquilo que há de melhor em Arraiolos”.

No decorrer do evento, a Câmara procura promover o fabrico de produtos próprios de Arraiolos. Nesse sentido, para a edição deste ano, foi preparada uma nova iniciativa, “Conversas à Mesa”. Os temas a abordar serão variados, sendo que Sílvia Pinto destaca “a importância da valorização dos produtos locais, dos registos de marca, da alimentação saudável na gastronomia alentejana”, para além de uma conversa sobre os vinhos de Arraiolos e aquilo os distingue dos restantes, com uma degustação associada.

Quando questionada relativamente ao número de expositores em relação às edições anteriores, a presidente da Câmara adianta que “em termos de produtos locais são sensivelmente os mesmos”, ainda que haja uma redução a nível, apenas, da participação do número de restaurantes. Por outro lado, os produtores da empada de Arraiolos terão uma elevada participação no certame.

O evento é inaugurado pelas 19 horas, na sexta-feira, e conta com as participações de várias pastelarias, adegas, produtores de Tapetes de Arraiolos e artesãos. Há ainda um espaço dedicado aos mais novos e muita animação, com Cante Alentejano e vários artistas.