Évora entrega dossiê final de candidatura a Capital Europeia da Cultura

Sob o mote e em torno da expressão tipicamente alentejana “Vagar”, foi entregue ontem, 21 de outubro, na sede do Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC), em Lisboa, o dossiê final de candidatura que contém a proposta da cidade de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027.

Enquanto modo de ser e de viver enraizado no Alentejo, e aperfeiçoado, como uma arte, ao longo de milénios, o “Vagar” afirma-se, de forma ainda mais convicta, como “uma outra arte de existência” para a Humanidade. A candidatura Évora 27 e o seu programa cultural e artístico partem deste conceito, levando-o mais longe, numa leitura contemporânea que convida a Europa a abraçar o “Vagar” – a consciência plena de que enquanto humanidade, estamos sempre em relação com o universo – lançando questões e procurando respostas para os desafios que enfrentamos coletivamente, contribuindo para um futuro mais pacífico.

Ao lado dos representantes das diferentes entidades que integram a Comissão Executiva Évora 2027 que marcaram presença na entrega do dossiê de candidatura, Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara Municipal de Évora, destacou a “adesão da região” à candidatura de Évora, e do Alentejo, a Capital Europeia da Cultura em 2027, e acrescentou: “Julgo que temos aqui uma excelente candidatura, uma candidatura com os olhos postos no país, e na Europa, mas que sobretudo parte da nossa identidade, parte da cidade de Évora e parte do Alentejo. Entendemos que é uma excelente proposta para o desenvolvimento de toda a região centrado na cultura”.

Sobre a versão final do dossiê de candidatura, e o conceito que o inspira, o “Vagar”, Paula Mota Garcia, coordenadora da Equipa de Missão Évora 2027, salientou: “É uma leitura muito honesta da região. Ela parte da história de Évora, e do Alentejo, da sua essência, da sua identidade, e coloca questões à Europa, questões de presente e de futuro”.

A entrega deste dossiê, que aprofunda as diferentes dimensões do formulário de candidatura, e considera as recomendações do painel de especialistas feitas na fase de pré-seleção, constitui mais uma etapa num processo de candidatura que culminará a 7 de dezembro de 2022, com o anúncio da cidade portuguesa vencedora do título de Capital Europeia da Cultura em 2027. Até lá, Évora recebe, a 28 de novembro, a visita de membros do painel de especialistas internacionais que avalia as candidaturas, antes de defendermos a proposta de Évora 27 numa audiência com esse mesmo painel, marcada para 6 de dezembro em Lisboa.

A candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura é promovida pela Comissão Executiva Évora 2027, liderada pela Câmara Municipal de Évora. Esta Comissão Executiva é ainda constituída pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, Universidade de Évora, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Alentejo, Turismo do Alentejo – ERT, Fundação Eugénio de Almeida e Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo – ARPTA.