Cãominhada solidária no sábado em Campo Maior

O Grupo dos Amigos dos Animais de Campo Maior promove no sábado, dia 22 de outubro, mais uma Cãominhada Solidária.

A iniciativa contará com um percurso pelas ruas da vila, que inclui passagem pelo castelo, em que os fiéis companheiros de quatro patas são os protagonistas. Contudo, revela uma das responsáveis da associação, Mafalda Ensina, a cãominhada só se realizará se o tempo o permitir. “Estamos um bocado indecisos, uma vez que estão previstas trovoadas para sábado, à tarde”, lamenta.

Quem quiser participar, basta aparecer, no sábado, antes das 16 horas, junto aos Armazéns Municipais, na zona industrial da vila. A inscrição, feita no momento, tem o custo de três euros, sendo que os participantes podem levar os seus cães ou passear um dos que estão aos cuidados da associação. “Agradecemos muito é que passeiem os nossos, porque nem sempre temos disponibilidade para os passear, fora do abrigo. É bom para eles passearem, conviverem com outras pessoas e se vierem mais pessoas do que cães que temos para adoção, podemos passear alguns que estão no Centro de Recolha, que temos autorização para isso”, acrescenta.

A responsável recorda que, no fim de semana passado, a associação esteve a promover uma recolha de bens para os animais da associação, numa das superfícies comerciais da vila. Contudo, e com o aumento dos preços, as pessoas já não fazem as doações de outros tempos, lamenta Mafalda Ensina. “Mas comida sempre vamos conseguindo, há sempre alguém que se lembra de nós e manda uma saquinha de ração e uns patés”, revela.

Neste momento, e tendo o Grupo dos Amigos dos Animais de Campo Maior já o estatuto de associação, quem quiser pode tornar-se sócio. Para além disso, quem partilhar, nas redes sociais, as informações, divulgadas pela associação, relativas aos animais disponíveis para adoção ou que se encontram perdidos, pode ajudar a fazê-las chegar “à pessoa certa, no momento certo”.

Mafalda ensina apela ainda às pessoas para que não abandonem animais, adiantando que a associação, neste momento, está a precisar de voluntários. “Estamos sempre a precisar de pessoas, mas, acima de tudo, queremos que as pessoas se mentalizem que abandonar animais não está correto. Se não gostam de animais ou se não têm espaço, nem tempo, para eles, não os apanhem. Pensem muito bem antes de adotarem”, remata.

Nesta iniciativa de sábado, o Grupo dos Amigos dos Animais de Campo Maior conta com o apoio da Câmara Municipal e de várias instituições e empresas do concelho.