Ministra Elvira Fortunato “satisfeita” com trabalho do IPP

Foi com o auditório do Campus Politécnico de Portalegre completamente cheio, e ao som da Tuna Papasmisto, que se deu, esta segunda-feira, dia 17, a abertura oficial do Welcome Week, ou semana de boas-vindas, um evento destinado aos novos alunos do IPP.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, marcou presença nesta sessão e revelou “não conhecer o instituto” mas está “muito surpreendida e satisfeita com o trabalho desenvolvido pelo Instituto Politécnico de Portalegre e com aposta em áreas como a investigação, ensino e empreendedorismo”.

De acordo com a Ministra, o Governo “está a olhar com especial atenção para estas instituições do interior. Ainda com o orçamento de 2022, lançámos, por exemplo, o +Superior, que consiste na atribuição de bolsas a alunos que escolham escolas do do interior do país, como é o caso da de Portalegre”.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior vai contar, em 2023, com “um aumento de 3,5 por cento no seu orçamento”. Elvira Fortunato refere que vão “tentar, ainda este ano, reforçar as verbas devido aos gastos elevados, sobretudo com energia e alojamento”.

Já Luís Loures, presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, mostra-se muito satisfeito “com os resultados deste ano das três fases de acesso ao ensino superior, numa vez que quase todas as vagas ficaram ocupadas. Estamos com uma taxa de ocupação de cerca de 90 por cento, o que nos coloca depois outros desafios que se prendem com a tentativa de acomodar todas a gente, Desta vez, eu diria que vamos ficar muito próximo dos 1200 colocados em todo o instituto”.

De acordo com o presidente do IPP, a questão do alojamento “é determinante para fixar alunos. Mas é importante perceber que, quando olhamos para o alojamento, o Politécnico de Portalegre tem uma capacidade de camas muito superior a grande parte das instituições em Portugal. A grande questão, é que o mercado de arrendamento local dá uma resposta muito parca nesta questão. É necessário haver pessoas a arrendar casas e a passar recibos desse arrendamento”.

Com o intuito de melhorar as condições de vida dos novos alunos, a câmara municipal de Portalegre tem vindo a tomar algumas medidas, “como a requalificação de residências de estudantes e o reforço da rede de transportes da cidade, com a criação de mais cinco carreiras, além das 54 já existentes”, como nos referiu a presidente da câmara, Fermelinda Carvalho.

A autarca garante que “toda a comunidade educativa, desde professores a alunos, tem um peso muito grande no concelho de Portalegre. Não temos números mas o facto de consumirem no comércio local, quer do alojamento, quer da restauração, faz com que sejam uma economia muito importante no concelho”.

A Welcome Week decorre até quinta-feira, dia 20, e conta com diversas atividades para os jovens, com destaque para uma praxe solidária – “Portalegre, cidade branca” – que consiste na pintura de paredes de prédios devolutos.