“Requalificar Terena beneficia Portugal 2030”, diz Ceia da Silva

A Câmara Municipal de Alandroal pretende continuar a investir no concelho e a criação de espaços museológicos faz parte do plano de atracão turística.

Depois de anunciado o museu para o castelo da vila, também a freguesia de Terena vai ganhar uma nova atração que, entre outro espólio, poderá “acolher tudo o que está relacionado com o endovélico e que, atualmente, se encontra em Lisboa”, como nos referiu o presidente da câmara, João Grilo.

“Desde sempre que é uma ambição ter em Terena um espaço dedicado a  todo o imaginário do Endovélico. É claro que este museu não vai dedicar-se apenas a este tema. Vamos aproveitar para que seja uma montra de todo o restante património do concelho, sendo um polo de atratividade que liga ao Castelo, à vila histórica, e ao Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova, onde também estamos a intervir”, garantiu o autarca.

Já Ceia da Silva, presidente da CCDR Alentejo, considera que o projeto definido pelo município “enquadra-se perfeitamente no novo quadro comunitário 2030. Para mim, Terena é uma das joias da coroa do Alentejo. A região tem uma valia turística e patrimonial muito forte e Terena e insere-se neste espírito daí este projeto da autarquia ser muito importante”. Ceia da Silva garante ainda que “o novo quadro comunitário vai beneficiar da requalificação urbana de Terena, porque é muito importante reabilitar as terras e os locais, valorizando-os.”

Terena fica no concelho do Alandroal, em pleno coração do Alentejo. Também conhecida por São Pedro ou São Pedro de Terena, tem apenas 700 habitantes, mas tem estatuto de vila.

A requalificação que vai ser feita da zona do castelo vai ser candidatada a fundos do Portugal 2030.