STAL promove encontro de bombeiros profissionais em Portalegre

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) promove amanhã, dia 4, em Portalegre, um encontro interregional de Bombeiros Profissionais das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários (AHBV), depois de um outro hoje, dia 3, em Viseu.

Estes encontros têm como objetivo dar continuidade ao trabalho desenvolvido em todos os setores da Proteção Civil, “nomeadamente na defesa e valorização dos profissionais das AHBV, fazer o balanço do trabalho realizado, bem como reforçar as propostas e perspetivar o trabalho do STAL para o setor, tendo em conta a realidade nacional, sem esquecer a regional, com condições de trabalho completamente assimétricas”.

O STAL promoveu este ano uma ronda nacional de contactos junto dos profissionais deste setor – Bombeiros Sapadores, Bombeiros das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários e dos Sapadores Florestais –, cujas principais reivindicações prendem-se com o aumento dos salários, a valorização profissional e das carreiras, o respeito pelo horário de trabalho e o fim da precariedade.

Os encontros interregionais inserem-se ainda no âmbito do debate e da mobilização para a grande jornada de luta, promovida pela CGTP-IN entre 15 de setembro e 15 de outubro, data em que se realizam manifestações em Lisboa (Cais do Sodré) e no Porto (Campo 24 de Agosto), sob o lema “Aumento dos salários e pensões – emergência nacional! Contra o aumento do custo de vida e o ataque aos direitos”.

O encontro de amanhã, em Portalegre, decorre no auditório do IPDJ, a partir das 10 horas.