Convívio e boa disposição marcam regresso da romaria de São Lourenço

A tradicional romaria de São Lourenço voltou este domingo, 2 de outubro, a ser uma realidade, depois de a pandemia a ter impedido nos dois últimos anos.

Promovida pela Sociedade Recreativa de Varche, esta romaria faz-se de momentos religiosos, mas sobretudo de momentos convívio e descontração.

Para o presidente da direção da coletividade, Bruno Belchior, é importante “voltar a chamar as pessoas a manter a tradição”, com os jovens a começarem a participar também nestes eventos. Tentado juntar “o útil ao agradável”, o convívio, que é sobretudo feito por pessoas de Vila Boim, faz-se de mãos dadas com a componente religiosa da romaria. “Tentámos, este ano, com o senhor padre, alterar aqui algumas coisas. Vamos ver se bate certo, para continuarmos”, acrescenta.

Os famosos bolos da sarna, como manda a tradição, não ficaram esquecidos. “As pessoas vêm cá mesmo por causa dos bolos. São muito bons e mandámos fazer mais, porque da última vez que cá estivemos nem chegaram ao meio da tarde”, lembra ainda Bruno Belchior.

Já o presidente da Junta de Freguesia de São Brás e São Lourenço, Joaquim Feijão, mostrou-se feliz com o regresso desta romaria, depois do período longo e difícil de pandemia. “Estivemos privados destas festas, que contam muito para estas populações mas, felizmente, voltamos a celebrar esta romaria de São Lourenço”, comenta.