Nova etiqueta energética é o tema em destaque na DECO

A DECO estabeleceu um acordo com a ADENE, a Agência para a Energia, que tem como objetivo promover a eficiência energética, junto dos consumidores em Portugal, para que conheçam esta ferramenta, que permite ajudar a escolher os eletrodomésticos de forma eficiente e esclarecida.

Neide Brás, jurista na Delegação da Deco Alentejo revela que “uma das vantagens é ajudar os consumidores a fazer escolhas que permitem reduzir o consumo de energia e, consequentemente, baixar o valor da fatura, no final do mês, sendo também importante na redução da emissão de gases com efeitos de estufa, melhorando a pegada ambiental e acelerando a transição energética, em curso”.

Esta nova etiqueta energética, acrescenta a jurista, “é mais fácil de ler, dá mais informação, tem do um QR Code que permite ver online a ficha de informação do produto  e toda a informação detalhada da etiqueta energética”.

As informações relativas à nova etiqueta energética estão disponíveis no site www.novaetiquetaenergetica.pt.

O Acordo entre a Associação para a Defesa do Consumidor e a ADENE para a promoção deste nova etiqueta energética é o tema em destaque esta semana na rubrica da Deco, que pode ouvir, no podcast abaixo: