Montemor: GonçaloMAR dá cor à Casa Branca através do “Estendal”

O Município de Montemor-o-Novo deu início, neste mês de setembro, à primeira fase do “Estendal”, um projeto de arte urbana em lavadouros públicos.

A água é o tema escolhido para servir de mote a este projeto, sujeito a diferentes interpretações, consoante a leitura feita por cada um dos cinco artistas envolvidos. São, assim, esperados estilos e formas de representações muito diversos, entre o figurativo, o gráfico, o realismo e o surrealismo.

Entre 12 e 22 de setembro, sujeito a algumas limitações e interrupções, devido a fatores meteorológicos, Gonçalo Ribeiro, conhecido no panorama da arte urbana como GonçaloMAR, deu início ao projeto e concretizou a primeira intervenção. O lavadouro público da Casa Branca, na freguesia de Santiago do Escoural, ganhou cor e vida através da sua arte e, principalmente, graças aos elementos mais caraterísticos do artista, os peixes antropomórficos presentes num grande número dos seus trabalhos. Esses peixes, apelidados de “turistas” pelo próprio artista, chegam a Casa Branca numa corrente, não de água, mas de coloridos lençóis estendidos ao sol.

Quanto a esta opção criativa, GonçaloMAR justifica: “procuro criar, assente num discurso surrealista, uma ligação espontânea entre o espectador e a peça em si como um todo. Consigo isso ao “cobrir” com lençóis coloridos, embalados pelas ondas do vento, onde habitam personagens únicas que nos remetem à agua e à sua ligação como os humanos”.

Neste momento, já está a decorrer a intervenção num segundo lavadouro, localizado na vila de Santiago do Escoural, com a artistas Mariana Duarte Santos.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo