Alunos da Secundária assinalam em Elvas o Dia Mundial do Turismo

Os alunos dos cursos profissionais de restauração e bar e operações turísticas, da Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas, assinalaram, esta manhã de terça-feira, 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo, em colaboração com os técnicos da Biblioteca Municipal, Museu e Biblioteca da Escola Secundária.

Para a diretora do Agrupamento de Escolas nº3 de Elvas, Fátima Pinto, “incentivar e estimular o gosto pela área turística”, é um dos objetivos, tendo em conta o facto de Elvas ser uma cidade património da humanidade, a escola não poderia estar em desacordo com aquilo que é a cidade, pelo contrário, queremos criar competências nos jovens para servir o concelho e a cidade, da melhor forma”.

Fátima Pinto acredita que todas as áreas podem estar relacionadas com o turismo, desde militar, religioso, agrícola, desportivo e patrimonial, “e estes jovens para acarinhar de uma forma correta o turista, para que saibamos cada vez melhor, receber bem estes turistas, e estes jovens, se tiverem visão estratégica, podem vir a ser funcionários desta área e desenvolver pequenas e médias empresas locais, capazes de dar resposta”.

Já a professora Fátima Vivas, técnica do Curso de Operações Turísticas, garante que é objetivo que “os alunos ponham em prática os seus conhecimento e, nós ensinamos a dinamizar eventos de excelência, porque sem uma excelente qualidade o turismo não vai em frente e os turistas são mais exigentes”.

A iniciativa teve início no bar da escola, com os alunos de restauração e bar a extrair cafés. Letícia Branquinho, aluna deste curso, revela que quiseram “mostrar e pôr em prática o que aprenderam com a Delta Cafés e a forma de lidar com os turistas”.

Seguiu-se depois o Roteiro Literário “O Hissope” de António Dinis da Cruz, dinamizado pelos alunos do 12º ano do curso profissional técnico de operações turísticas. Cristiano Penha, aluno deste curso, revela que não quiseram deixar passar o dia em branco, tendo sido objetivo “trabalhar em conjunto com os nossos colegas, para dinamizar esta atividade e que todos sintam a força que o turismo tem na cidade, sobretudo é a nossa cidade, temos que defender a nossa cidade e quantos mais turistas trouxermos a Elvas, mais rica fica a economia elvense”.

O roteiro passou por vários locais, mencionados nesta obra literária, desde a Quinta do Bispo, Portas da Esquina, Praça da República, Paço Episcopal (onde se localiza, agora, a PSP), Casa do Cabido e Aljube Eclesiástico.

Já a vereadora da cultura, na Câmara de Elvas, Paula Calado, adianta que este agrupamento “tem vindo a dar muita importância à formação em turismo”, o que demonstra que “estão atentos à realidade turística da cidade, fornecendo à comunidade, as ferramentas, através destes futuros profissionais, de que nós precisamos para continuar a crescer”.

Paula Calado acrescenta que este Roteiro Literário foi criado pelos serviços da Biblioteca Municipal, alertando “para a importância de criar novos produtos turísticos, porque não podemos ficar sentados à esperta que venham turistas ver o nosso património, temos que estar sempre a inovar e, este produto turístico, também é inovação”.

Os alunos dos cursos profissionais técnicos de bar e restauração e de operações turísticas da Escola Secundária D. Sancho II estiveram a assinalar o Dia Mundial do Turismo.