Festival da Cebola Roxa começa este sábado em Montemor

O Festival Da Cebola Roxa De Montemor, regressa amanhã, 24 de setembro e decorre até dia 2 de outubro, tanto no Mercado Municipal aos sábados, como nos restaurantes aderentes, nos restantes dias.

Olímpio Galvão, presidente da Câmara de Montemor-o-Novo explica que este “é um produto de muita qualidade e que tem sido recuperado, nos últimos anos, com o apoio da autarquia, e tem sido um sucesso sendo que toda a produção tem sido escoada, e é apreciado por todos os consumidores”.

Ao longo deste tempo, são mais de uma dezena, os restaurantes do concelho de Montemor, onde a cebola roxa está em destaque nos pratos preparados. Pode consultar aqui, a lista de restaurantes.

Já no dia 1 de outubro, no mercado municipal, para além da venda de cebola roxa, entre as 7 e as 13 horas, há diversas atividades relacionadas com este produto, como showcooking com Margarida Ferreira (Tarro da Villa), mostra e prova de produtos de Cebola Roxa e atelier ”A Cebola dos Afetos”.

Olímpio Galvão adianta ainda que esta iniciativa se insere na estratégia alimentar do concelho de Montemor, a SMEA, “que privilegia os circuitos curtos entre o produtor e o consumidor, bem como os produtos biológicos, sem aplicação de herbicidas, com uma qualidade fantástica, sendo um dos melhores produtos agrícolas, do nosso concelho”.

Festival da Cebola Roxa que tem início amanhã em Montemor. Para amanhã está previsto, no mercado municipal, entre as 7 e as 13 horas, venda de cebola roxa, pelos produtores locais