Escola Missão Continente: alunos consomem mais fruta e legumes

A Escola Missão Continente (EMC), cuja 7.ª edição arrancou esta semana, está a avaliar, pela primeira vez, o impacto em 40 turmas do primeiro ciclo do ensino básico, de 35 escolas dos 20 distritos do país, durante 4 anos consecutivos (2021-2025), tornando-se em um dos estudos integrado num programa de nutrição e saúde comunitária, com maior dispersão, em Portugal

No primeiro ano de avaliação, verificou-se uma prevalência de 28,1% de excesso de peso entre os participantes, e 10% em situação de obesidade, valores ligeiramente abaixo das médias nacionais (29,7% e 11,9%, respetivamente, segundo o estudo Childhood Obesity Surveillance Initiative – COSI Portugal). No que diz respeito aos hábitos alimentares das 764 crianças abrangidas, as avaliações feitas junto das mesmas, das escolas e das famílias, permitem destacar que 62,5% consomem fruta fresca todos os dias e 58,7% consomem legumes todos os dias, mas menos de 20% (17,9%) consomem peixe 4 a 6 vezes por semana e apenas 8,1% consomem leguminosas diariamente. Já ao pequeno-almoço, praticamente metade dos alunos (45,9%) comem cereais de pequeno-almoço até 3 vezes por semana.

Após a participação no programa, as famílias desta população infantil, destacaram o aumento do consumo de fruta fresca e de legumes em 12% e 9%, respetivamente, e diminuição da ingestão de refrigerantes em 11%.

Sobre estes hábitos alimentares, Ana Rito, presidente da Direção e em representação da equipa de Nutricionistas que coordenam e implementam o estudo pelo Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde (CEIDSS), comenta que “há ainda um longo caminho a ser feito se queremos  contrariar uma das doenças mais prevalentes na infância – a obesidade infantil, onde 1 em cada 3 crianças apresenta excesso de peso” e que “este é um programa  muito importante para contrariar esta tendência e melhorar os hábitos alimentares infantis, sobretudo vendo estes primeiros resultados. Queremos crianças com mais literacia em saúde, mais conscientes em relação à sua alimentação, mais preparadas para fazerem escolhas mais saudáveis, para que possam crescer em saúde.”

A Escola Missão Continente, criada em 2016, sensibiliza alunos do 1º ciclo do Ensino Básico (CEB) para uma alimentação saudável, consumo consciente e estilo de vida ativo. Até à data, o programa já envolveu mais de 100.000 crianças. Desde o ano letivo 2021-2022, passou a abranger alunos do Pré-Escolar e 2º ciclo do Ensino Básico. Em cada edição, os participantes têm acesso a conteúdos, atividades educativas, desafios (com prémios associados), materiais lúdico-pedagógicos e visitas no terreno.

As escolas interessadas em participar no projeto podem inscrever-se a partir de hoje, 20 de setembro, até 16 de outubro, no site da Missão Continente em missao.continente.pt/escola.

“O último ano letivo foi um marco na história da Escola Missão Continente, porque depois de meia década a conhecer e sensibilizar alunos do 1º ciclo, decidimos ir mais longe e incluir no programa o pré-escolar e o 2º ciclo, porque sentimos que já estamos nesse nível de maturidade da iniciativa. Acreditamos que a Escola Missão Continente é um programa relevante para todo o setor do retalho alimentar nacional, e até para a sociedade civil de forma global, porque estamos a intervir diretamente nos consumidores e clientes do futuro. Como marca, temos caminhado na direção de uma alimentação mais saudável e sustentável, com a melhoria nutricional dos produtos e sensibilização dos clientes, mas há algo de muito poderoso no potencial e responsabilidade que estas crianças e jovens terão quando chegar a sua vez de decidir o que comprar, de educar as suas famílias, de influenciar o seu círculo social com as escolhas que farão”, refere Nádia Reis, Diretora de Comunicação e Responsabilidade Social do Continente. “O facto de estarmos a levar a cabo o primeiro estudo de medição de impacto deste género no país, para aferir o verdadeiro efeito do programa, é o sinal mais evidente de que estamos empenhados em impactar positivamente e com profundidade a vida e futuro destas crianças e respetivas famílias, a longo prazo”, acrescenta.

A Escola Missão Continente tem como parceiros institucionais a Direção Geral da Saúde, o CEIDSS – Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde, o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e ainda o apoio institucional da Direção-Geral da Educação.