ExpoMora destaca as gentes do concelho e as tradições

A ExpoMora foi inaugurada ao final da tarde de ontem, sexta-feira, 9 de setembro, contando com as tradições do concelho, em destaque. O certame para além de ter animação musical tem também animação de rua, exposições, bares e tasquinhas.

Paula Chuço, presidente da Câmara de Mora evidencia que foi objetivo, nesta edição da ExpoMora, dar destaque a todas as freguesias, “dando palco às gentes do concelho, mostrando as diferentes tradições, neste evento que é de todos nós. A Expomora 2022 procura integrar-se nos valores que a conduzirão a um futuro próspero, procura-se ter uma ExpoMora sustentável, dinâmica e com uma grande participação associativa, que tanto a caracteriza, sendo um evento que conta a participação de todos para mostrar aquilo que de mais rico se faz no concelho”.

A presidente destaca que “foram as tradições que construíram o património que hoje temos e que cimentaram as nossas terras para que se tornassem aquilo que hoje temos, por isso homenageamos as tradições com o palco cultura, através da atuação dos grupos das freguesias e uma exposição no Museu do Megalitismo”.

A edição deste ano, foi para o novo executivo “um desafio,” mas Paula Chuço garante que “foi conseguida com êxito”.

Vários presidentes dos municípios do Alentejo Central marcaram presença na inauguração deste certame. João Grilo, presidente da Camara de Alandroal, presente na inauguração do certame, afirma que “é importante mostrar ao Alentejo o que de inovador se faz, neste território”.

José Sádio, presidente da Câmara de Estremoz, afirma que esta é uma forma de Mora “expor o que de melhor tem no seu concelho”, enaltecendo a proximidade dos concelhos vizinhos.

Olímpio Galvão, presidente da Câmara de Montemor afirma que “todos os concelhos da CIMAC estão muito unidos e é muito importante estarmos jutos e participarmos nas iniciativas dos outros municípios”.

O presidente Câmara de Coruche, Francisco Oliveira, destaca também a importância dos autarcas “estarem solidários nas iniciativas que promovem os nossos territórios, nomeadamente no desenvolvimento económico e fixação de populações”.

O deputado na Assembleia da República, eleito pelo círculo de Évora do PS, Capoulas Santos afirma que “a ExpoMora “este ano tem um sabor especial, por ser organizado por uma nova equipa e, sobretudo é um momento de reencontro depois da pandemia”, e acredita que será “um êxito e revelará as grandes potencialidades deste concelho”. Já Norberto Patinho, também deputado na Assembleia da República, eleito pelo círculo de Évora do PS, revela que este “é um momento alto do concelho de Mora, sendo uma feira de referência na região e este ano”.