Alandroal em peso na rua na Procissão da Senhora da Conceição

A imagem de Nossa Senhora da Conceição saiu na manhã deste domingo, 4 de setembro, às ruas de Alandroal, numa procissão em sua honra, por ocasião das festas da vila que chegam amanhã, segunda-feira, dia 5, ao fim.

Acompanhada pela Banda do Centro Cultural de Alandroal, a procissão saiu da Igreja Matriz, depois de uma missa solene, percorrendo as principais artérias da vila, culminando, no adro da igreja, com a apresentação do novo pároco, Daniel Jamba, à comunidade, que substitui, a partir de agora, o padre Marcelino Caldeira.

A participar nesta cerimónia religiosa esteve o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, que assegura que este é o ponto alto das festividades. “Despedimo-nos hoje do padre Marcelino Caldeira, que foi um elemento muito importante na nossa comunidade, durante o período em que cá esteve. Estamos muito gratos por todo o trabalho que desenvolveu e desejamos-lhe as maiores felicidades. E recebemos o padre Daniel Jamba que, com certeza, irá dar continuidade a esse trabalho”, comenta o autarca.

Apesar de considerar a componente religiosa a mais marcante das festas, João Grilo assegura que, mesmo ao nível das “celebrações mais mundanas”, o povo “vai estando envolvido e empenhado”, o que considera importante, para que a comunidade “mostre vitalidade e funcione como uma só”.

João Grilo diz ainda que a vontade das pessoas em retomar tradições, depois de dois anos de pandemia, fez com que muita gente participasse, esta manhã, na procissão em honra de Nossa Senhora da Conceição.

Hoje, ainda no âmbito destas festa e do Festival da Juventude, às 21.30 horas, há concerto da Banda do Centro Cultural do Alandroal, na Praça da República. Os ABBAMIA vão animar todos os presentes, com um tributo aos ABBA às 22.30 horas. O castelo do Alandroal recebe, à meia-noite, o artista L Kapi e o Dj T.