Elvas atrai cada vez mais turistas, sobretudo nas férias

Elvas é, por norma, durante todo o ano, uma cidade turística, dada a sua localização geográfica, monumentalidade, gastronomia e história. Neste período de férias, muitos são os turistas que escolhem a cidade de Elvas para passear, conhecer e descobris os vários pontos de interesse.

Por estes dias, e no decorrer de uma visita ao Castelo da cidade, encontrámos turistas provenientes de várias partes do país e também da vizinha Espanha. Lan Martim Dias, de Chaves, regressou este ano a Elvas “para visitar a cidade com a sua família. Eu já conhecia mas acho que há sempre recantos novos para descobrir. Elvas é uma cidade histórica e com muita riqueza, sendo que o que me desperta mais curiosidade são os vestígios das diversas religiões”.

João Pina e Ângela Pereira vieram de Leiria. Com formação académica na área da história, os monumentos “assumem-se como um aspeto de interesse” e em comum para os dois. “Viemos aqui passar uns dias para fugir ao normal, numa altura em que muitos se deslocam para o litoral. Fizemos uma pesquisa prévia mas queremos também procurar o improviso e, até agora, Elvas está a surpreender”.

Já Miguel Isert, de Castelloon, em Espanha, já conhecia a gastronomia elvense e aproveitou as férias para conhecer os monumentos: “a família da minha mulher é de Cáceres a aproveitámos para visitar os monumentos de Elvas. Já estivemos na Sé e agora no Castelo e é tudo muito impressionante”.

Elvas recebeu, em 2012, o selo da Unesco que classifica a Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações como Património Mundial, Do aqueduto ao castelo, dos fortes ao centro histórico, Elvas é uma cidade com 20 igrejas e sete conventos e com uma arquitetura digna de ser visitada.