Santo Aleixo em festa a partir desta quinta-feira

As festas de verão de Santo Aleixo, no concelho de Monforte, têm início na noite desta quinta-feira, 18 de agosto, sendo que, até segunda, dia 22, não vão faltar os bailes, as atividades tauromáquicas e as tradicionais cerimónias religiosas.

Por esta ocasião são esperadas muitas pessoas naquela freguesia, sendo que, de acordo com o presidente da junta, António Raposo, no ano passado, a organização já tinha procurado, por esta data, dar alguma animação às ruas da aldeia. Por esta altura, Santo Aleixo ganha “mais do dobro ou do triplo” da população que habita na freguesia.

As festas começam amanhã, às 23 horas, com uma largada de touros, pelas ruas da freguesia. Na sexta-feira, pelas 18 horas, decorre mais uma largada; pelas 22 horas, há tourada à vara larga; e às 22h30 realiza-se o primeiro baile, ao som do Duo Lacota. A partir da meia-noite e meia, há animação com DJ.

No sábado, a partir das 9 horas, a Banda Filarmónica Veirense irá percorrer as principais ruas da freguesia, sendo que, às 11 horas, é feita a tradicional recolha dos pendões. Às 17.30 horas, há tourada à vara larga; às 22 horas, baile com a banda Novo Ritmo; e a partir da meia-noite e meia, mais um momento de diversão noturna, com DJ.

No domingo, a Banda Filarmónica Veirense volta a animar as principais ruas da aldeia, a partir das 8h30, antes de uma missa solene, às 10 horas, seguida de procissão. Para domingo também está marcada uma corrida de touros com Marcos Bastinhas, Sónia Batista e Miguel Moura, a partir das 18 horas. Pegam nesta corrida os forcados de Moura, Monforte e Arronches. Às 20h30, é feita a entrega dos pendões e um agradecimento à população. O Duo JJ atuará pelas 22h30, seguindo-se mais um momento de discoteca, a partir da meia-noite e meia.

A festa termina na segunda-feira com um espetáculo de Jorge Guerreiro, marcado para as 23 horas, seguido de discoteca. Antes, e pelas 17h30, decorre mais uma largada pelas ruas de Santo Aleixo com a oferta da tradicional vaca assada, sendo que às 22h30 há baile com o duo Thy Subry depois de mais uma largada de touros e um baile.

As entradas são gratuitas, à exceção das touradas à vara larga.