Festas de Verão animam Monforte entre hoje e segunda-feira

As festas em honra de Nossa Senhora do Parto decorrem em Monforte entre hoje, dia 12 e a próxima segunda-feira, dia 15 de agosto.

As Festas em Honra de Nossa Senhora do Parto estão de regresso a Monforte, depois de dois anos de interregno, têm início hoje e decorrem até segunda-feira.

O presidente da Camara de Monforte, Gonçalo Lagem, revela que estas Festas são uma organização da Santa Casa da Misericórdia de Monforte em colaboração com o município e que regressam este ano, nos moldes habituais. “Há dois anos que estamos privados de nos encontrar e festejar, nestas efemérides que marcam o encontro das famílias e a nossa identidade, se bem que no ano passado já houve festas, mas num registo mais cultural e entretanto, este ano, organizadas pela Santa Casa da Misericórdia e com o apoio do município, regressamos às Festas, no registo que as conhecemos”.

Estas são umas festas dedicadas essencialmente “ao reencontro de famílias e é uma altura em que os monfortenses, que não estão no concelho, regressam para as festejar em conjunto”.

As Festas contam com “um vasto programa”, revela Gonçalo Lagem, adiantando que neste primeiro dia, o programa conta com tourada à vara larga, pelas 17 horas e espetáculo musical com “a prata da casa”, ou seja, artistas monfortenses, a partir das 22 horas.

Já no sábado, dia 13, há convívio de pesca (7 horas), corrida de touros (18.30 horas) e arraial com Rui Alves e com a banda 7ª Arte (22 horas), acompanhado de abertura da quermesse.

Domingo, dia 14 de agosto, há rally paper, pelas 10 horas, tourada à vara larga, às 18 horas e arraial com Banda Newlook, pelas 22 horas.

Para terminar, na segunda-feira, dia 15 de agosto, a banda municipal Alterense cumprimenta a população às 10 da manhã, seguindo-se a eucaristia em honra de Nossa Senhora do Parto, ao meio dia. A Praça da República de Monforte recebe às 16 horas o concerto da Banda Municipal Alterense e às 17.30 horas acontece o leilão dos andores, seguido da procissão em honra de Nossa Senhora do Parto. O espetáculo com TIM e Ensemble Ibérico está marcado para as dez da noite seguindo-se o arraial com o Duo Hélio e Eurico e o sorteio da bezerra.

Durante todos os dias dos festejos há serviço de bar e refeições que abre às 20 horas.

.